terça-feira, 3 de julho de 2012

MONTESQUIEU: Iluminista

Montesquieu
Carlos Louis de Secondat, 
Barão de la Brede e de Montesquieu 
Montesquieu
Carlos Louis de Secondat, Barão de la Brede e de Montesquieu (1689–1755)
Escritor francês (1689-1755), Charles de Montesquieu foi o autor de Lettres persanes (Cartas Persas, 1721), uma visão satírica da sociedade e dos costumes do seu tempo. Contribuiu para a teoria política com a obra L'Esprit des lois (O Espírito das Leis, 1748). 
Foi o primeiro a defender a separação dos poderes - legislativo, executivo e judicial. 
A sua obra inspirou as doutrinas constitucionais liberais.
 Afirma Montesquieu que as leis de um país estão condicionadas pelo seu clima, sua economia, sua religião dominante e pelas instituições políticas; o homem tem que viver em sociedade;  a vida social afunda suas raízes na natureza física por um lado e por outro na natureza humana. Todos os problemas que são provocados tem que ser buscados na natureza física e no homem, chegando-se assim a conjugar a Natureza com o Homem.
Montesquieu analisou os métodos de Governo (republicano, monárquico, despótico, etc) pronunciando-se em contra da monarquia absolutista francesa, fincando seu ideal em uma monarquia constitucional ilustrada com garantia da liberdade civil e com separação dos poderes executivo, legislativo e judicial.
A luta de Montesquieu contra a teologia e a escolástica medieval aparece em todas sua obras, indicando que já na antiga Roma a religião era somente um instrumento nas mãos dos chefes políticos e, na França, os clérigos adulavam aos monarcas, mantendo o povo na ignorância.

Sem comentários:

Enviar um comentário