BARROCO versus NEOCLASSICISMO
No século XVII nasceu em Itália um novo estilo artístico, o
BARROCO, que veio a difundir-se por toda a Europa, principalmente no Sul, ao
longo do século XVIII.
O Barroco é um estilo de arte e arquitetura que posteriormente se expandiu para a literatura, o teatro e a música. Foi criado por Borromini, na Itália em meados do século XVI e durou até o século XVIII
Este nome vem do termo Francês barroque - que significa bizarro, esquisito, extravagante.
Há uma outra versão conhecida para o significado de barroco: dizem também que significa "pérola irregular" ou "pérola deformada"!
Este nome vem do termo Francês barroque - que significa bizarro, esquisito, extravagante.
Há uma outra versão conhecida para o significado de barroco: dizem também que significa "pérola irregular" ou "pérola deformada"!
ARQUITETURA
Curvas
irracionais (curvas e contracurvas) # Linhas rectas, ângulos rectos
Relações
livres das dimensões # Simetrias, proporções matemáticas
Ordem
colossal, estende-se por vários andares # Uma ordem por andar
Exagero
ornamental # Sobriedade ornamental nas superfícies e planos
Ilusões
de óptica utilizando a perspectiva e planos assimétricos e gosto pelo
espetacular # Planos simétricos e uso de cúpulas, frontões triangulares
Plantas
ovais e em elipse # Plantas em cruz grega
Arquitectos barrocos:
Borromini
Bernini-Italiano
Ludovice
Nicolau Nasoni
Borromini
Bernini-Italiano
Ludovice
Nicolau Nasoni
ESCULTURA
Sensação
do movimento (Movimento) # Imitação da Antiguidade
Volume:
exuberância nas formas # Atitudes simples, vestes pendentes
Anjinhos
balofos # Anjinhos sóbrios
Expressões
teatrais e expressão de sentimentos através de um dramatismo invulgar # Sentimentos serenos e calmos
As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.
Escultores barrocos:
Bernini-Italiano
Machado de Castro
PINTURA
Tema
da vida familiar, vulgar, natureza morta # tema nobre, inspirado na Antiguidade
Composição
com numerosas personagens # Composição sóbria, poucas personagens
Atitudes
movimentadas e irracionais # Atitudes
calmas e racionais
Paisagens
pitorescas, muitas vezes desprovidas de personagens # Paisagens equilibradas e
animadas de personagens inspiradas na mitologia
Dramatismo
das personagens e cenas # Exatidão de contornos
Contrastes
de cor, luz e sombra # Harmonia do colorido nas pinturas
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade. As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o quotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros
Pintores barrocos
Caravaggio: Italiano:
Rembrandt-holandês
Vermeer: holandês
Rubens-flamengo
Velásquez-espanhol
Murillo-espanhol
Vieira Lusitano-português
Caravaggio: Italiano:
Rembrandt-holandês
Vermeer: holandês
Rubens-flamengo
Velásquez-espanhol
Murillo-espanhol
Vieira Lusitano-português
Pintores neoclássicos:
Jacques Louis David- (francês, 1748-1825):
Dominique Ingres -(francês, 1780-1867)
Dominique Ingres -(francês, 1780-1867)
DECORAÇÃO
Decoração
sumptuosa com um horror ao vazio # Decoração sóbria
Voluntariamente
abundante, relevos supérfluos # Sóbria,
raramente sai do plano
Uso
da Talha Dourada e Uso de Azulejo-barroco
LITERATURA
Culto do contraste: o dualismo barroco coloca em contraste a matéria e o espírito, o bem e o mal, Deus e o Diabo, céu e a terra, pureza e o pecado, a alegria e a tristeza, a vida e a morte.
Gosto pela grandiosidade: característica comum expressa com o auxilio de hipérboles, ou seja exageros, figura de linguagem que consiste em aumentar exageradamente algo a que se está referindo.
MÚSICA
Nessa época que a música toma grandes proporções e atinge a igualdade. Os ilustres génios dessa arte se sobressaem, tornando-a cada vez mais bela. A partir disso, nascem os ritmos instrumentais, tocados por Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Domenico Scarlatti e outros. A suíte e o concerto surgem juntamente
A partir da influência da música barroca, um novo género nasceu: um drama cantado, as notáveis óperas
As sonatas são músicas instrumentais que, no Barroco, eram escritas para os músicos solistas de instrumentos de cordas ou sopro, que decorria acompanhada do baixo contínuo – característica criada na música barroca. Diferente das sonatas do Classicismo que eram utilizadas para solos de pianos e normalmente dividida em dois temas iniciais, um desenvolvimento e mais dois temas finais.
Os principais músicos da arte barroca foram, na passagem entre o século XVI e XVII, na Alemanha, o ilustre Heinrich Schüz, Samuel Scheidt, Michael Praetorius e outros. No século XVIII, Johann Sebastian Bach – um dos maiores músicos da história, George Friedrich Händel. Na Itália, o violinista Antonio Vivaldi, que criou vários concertos, entre eles, o famoso 'As Quatro Estações'.
Ainda na Itália, Claudio Monteverdi, escritor de óperas e 'pai da ópera', foi o responsável pela difusão e popularidade desse género dramático cantado. Outros dois famosos compositores da música barroca são os italianos, Domenico Scarlatti, ícone da música para cravo, e Arcangelo Corelli.
A França também revelou alguns artistas na música barroca e foi Jean-Baptiste Lully foi quem levou o género "ópera" para o país. Jean-Philippe Rameau fez algumas obras para cravo e François Couperin foi um autor de peças de teatro de cunho religioso.
Em Portugal e no Brasil, a música barroca foi manifestada através de poucos compositores. António José da Silva, conhecido como o Judeu, produziu obras que ganharam as trilhas sonoras de Antonio Teixeira. Os lusitanos, Francisco Antônio de Almeida e João Rodrigues Esteves, desenvolveram o trabalho com as óperas. Carlos Seixas produziu cerca de 700 sonatas, entre elas 'Abertura em Ré Maior', 'Sinfonia em Si bemol Maior' e um 'Concerto para cravo e orquestra em Lá Maior'.
clássica é a música composta entre 1750 e 1810, que inclui a música de Haydn,
Mozart, Beethoven e outros
BARROCO-
Estilo artístico que predominou na Europa do século XVII, até meados do século
XVIII (também exportado para a América Latina). É caracterizado por uma
liberdade de movimento (curva e contracurva), a par de um fundo dramático e
emocional. O exagero ornamental. Os artistas barrocos pretendiam impressionar
os fiéis mediante o luxo das construções e a magnificência da decoração (fobia
ao vazio).
Leva ao ROCÓCÓ ( barroco final e exagerado)
Leva ao ROCÓCÓ ( barroco final e exagerado)
A exuberante decoração das igrejas barrocas, o luxo dos
materiais utilizados e a exaltação das esculturas de figuras religiosas serviam
os interesses da Contra-Reforma.
A beleza das igrejas barrocas atraía os fiéis, servindo de instrumento de combate ao Protestantismo.
A beleza das igrejas barrocas atraía os fiéis, servindo de instrumento de combate ao Protestantismo.
NEOCLASSICISMO- A corrente seguinte - Estilo
artístico que se divulgou na Europa do século XVIII como continuação ou como
regresso às características da arte renascentista; na sobriedade e na harmonia
das linhas e das formas.
FILOSOFIA
ILUMINISMO:- Corrente filosófica que se desenvolveu na Europa no século XVIII (século das Luzes) e que se caracterizou por uma crítica à autoridade (política e religiosa) e por uma afirmação da liberdade da confiança na RAZÃO e no progresso da ciência como meio de atingir a felicidade humana.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:
-Primazia da RAZÃO na construção do pensamento
-Defesa do liberalismo político:
Soberania popular (Jean-Jacques Rousseau, no livro “Contrato Social”)
Divisão Tripartida (Montesquieu, no livro “Espírito das Leis” separação e independência dos poderes:
Poder LEGISLATIVO: fazer leis na Assembleia:
Poder EXECUTIVO: aplicar as leis pelo rei e ministros:
Poder JUDICIAL: de julgar-Tribunais
Igualdade dos cidadãos (Rousseau)
- Separação entre a Igreja e o Estado: Tolerância, Liberdade e anticlericalismo (Voltaire no seu livro “Cartas Filosóficas))
Meios difusores dos ideais iluministas:
-ACADEMIAS
-ENCICLOPÉDIAS (Diderot e D´Alembert)
-MAÇONARIA
-CAFÉS
-SALÕES
-ESTANGEIRADOS
CIÊNCIA E TECNOLOGIA-Matematização das ciências
-Método experimental
1ª fase: Observação dos factos (fenómenos)
2ª fase: Levantamento de um problema
3ª fase: Formulação de uma hipótese
4ª fase: Experimentação
Conclusão: LEI-
Inventores e invenções:
Galileu Galilei: Luneta
ISAAC NEWTON: -Movimento dos corpos.-Gravidade
PASCAL e TORRICELLI- Propriedades do ar
HARVEY- Grande circulação do sangue
GALVANI e VOLTA –Pilha
LINEU- Classificação das espécies vegetais e animais
BENJAMIN FRANKLIN- Pára-raios
LAVOISIER- Composições químicas
DESCARTES- filosofia:racionalismo
DENNIS PAPIN: Força do vapor JAMES WATT. Máquina a vapor
BARTOLOMEU GUSMÃO: A Passarola Voadora
IRMÃOS MONTGOLFIER: Balões de ar aquecido-aeróstatos.
-Nova força motriz(VAPOR) –Máquina a vapor de JAMWES WATT-1769)
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