terça-feira, 3 de julho de 2012

PARTIDO:GIRONDINOS: Revolução Francesa

Os Girondinos faziam parte um grupo político
moderado durante o processo da Revolução Francesa.
Seus integrantes faziam parte da burguesia francesa.
Facção política maioritariamente burguesa, que se posicionou contra a monarquia absoluta e o Antigo Regime em geral, surgiu durante o início da República francesa, tendo sido dinamizada por personagens como Condorcet, Gaudet, Roland, Brissot e Buzot.
 Derivaram do nome dos três últimos as demais cognominações dos Girondinos: "Buzotins", "Rolandistes" e "Brissotins". 
O nome de Girondinos proveio do facto dos membros deste grupo serem deputados da Gironda e integrarem a Assembleia Legislativa. 
Os Girondinos tiveram um grande poder, outorgado por Luís XVI ao formar um governo constituído por membros desta fação em 1792, e levaram ao despoletar da luta contra o Império Austríaco, entre outras medidas que tiveram consequências nefastas e provocaram motins populares. 
A partir da Convenção, em setembro de 1792, e sobretudo após o início do processo contra o rei (1792/1793), que os Girondinos defenderam, a luta contra o partido dos Montanheses de Robespierre torna-se acesa. 
Os Girondinos acabam por ser presos em 1793 (tendo-se alguns suicidado – Buzot, Roland –, outros fugido e outros ainda sido executados – Brissot, Gensonné), por decreto da Convenção e na sequência da vontade manifestada pelo Povo.
Os girondinos foram de inicio os deputados eleitos do departamento de Gironde, departamento localizado na costa do Atlântico, logo um importante centro para o comércio marítimo, fato este no qual os girondinos como passaram a ser chamados, eram representantes dos direitos burgueses, além de também defenderem os direitos de uma monarquia parlamentarista, e a permanência do rei.
 Posteriormente, o partido, criado e liderado por Jacques-Pierre Brissot (1754-1793), passou a designar todos os adeptos ao seu pensamento que se uniram a chamada Gironda (termo que refere-se ao partido dos girondinos).
 Jacques-Pierre Brissot (Chartres, França, 15 de Janeiro de 1754 - Paris, 31 de Outubro de 1793) foi um político revolucionário francês e chefe do partido político Gironda. 
Estudou em Paris e Londres, e trabalhou como ajudante de um escritório de advocacia em Paris. 
Foi preso por três meses na Bastilha, sob a acusação de escrever contra a Rainha. Participou da derrubada da Bastilha em 1789, e foi eleito para a Assembleia Nacional pelo Gironda, partido político burguês moderado na Revolução Francesa, e de oposição aos radicais democratas jacobinos. 
Tornou-se líder dos Girondinos, e caiu em desgraça. 
Terminou sendo guilhotinado com outros companheiros de movimento, em Paris, no ano de 1793.

Sem comentários:

Enviar um comentário