quinta-feira, 26 de julho de 2012

CONTEXTUALIZAÇÃO: MÓDULO 5:UNIDADE 5: O LEGADO DO LIBERALISMO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX,

CONTEXTUALIZAÇÃO
Consequência da ideologia das Luzes e das Revoluções Liberais, o liberalismo expande-se no mundo ocidental durante a primeira metade do século XIX. Defende, antes de mais, a liberdade individual, a igualdade perante a lei e a propriedade privada, entendendo caber ao Estado a preservação destes princípios burgueses. Para tal, o poder político, progressivamente secularizado, funcionaria na base da separação dos poderes e da soberania nacional, garantidas, bem como os direitos do indivíduo, em textos constitucionais.
Sob o ponto de vista económico, o liberalismo defende a livre iniciativa, a abolição dos monopólios, considerando a livre concorrência como o garante da ordem, da justiça e do progresso da sociedade.
Porém o liberalismo então vigente conheceu restrições. Limitou o exercício da soberania aos mais abastados e esclarecidos, através do sufrágio censitário. A custo, e depois de muitas polémicas e conflitos armados, inclusive, aboliu a escravatura.
Concomitantemente, nas artes, o Romantismo é a expressão da ideologia liberal. Na literatura, na música e nas artes plásticas, propõe uma nova estética, afastada dos cânones racionalistas clássicos, fantasiosas, imaginativa, sentimental, individualista e nacionalista.

Sem comentários:

Enviar um comentário