terça-feira, 31 de julho de 2012

CONCEITOS DEMOGRÁFICOS



Acessibilidade   O grau relativo de facilidade com que as pessoas atingem um determinado lugar a partir de outro, expresso em tempo e /ou em custo da deslocação.
Acréscimo populacional   Diferença entre os efetivos populacionais em dois momentos do tempo. O acréscimo populacional é calculado pela adição do saldo natural e do saldo migratório.
Alojamento  Local distinto e independente que, pelo modo como foi construído, reconstruído, ampliado ou transformado, se destina à habitação.
Analfabeto  Indivíduo com 10 ou mais anos que não sabe ler nem escrever, isto é, o indivíduo incapaz de ler e compreender uma frase escrita ou de escrever uma frase completa.
Classe oca  –  Classe etária cujo número de indivíduos é inferior à classe etária anterior e posterior.  As classes ocas traduzem, através de reentrâncias, acontecimentos passados como: a diminuição da natalidade, o aumento da mortalidade, a emigração, guerras, fomes, epidemias.
Crescimento efetivo  –  É um indicador que nos permite saber qual foi o grau de crescimento ou de diminuição da população.
Crescimento natural ou saldo fisiológico -  Diferença entre o nº de nascimentos e o nº de óbitos numa dada população num determinado período de tempo
  CN= N-M
Demografia  Ciência que estuda a população humana, de forma quantitativa e qualitativa.
Dimensão média da família  Quociente entre o número de pessoas residentes em famílias clássicas e o número de famílias clássicas residentes.
Densidade populacional  Relação entre o número de habitantes de uma determinada área e a superfície desse território. Habitualmente é expressa em número de habitantes por quilómetro quadrado).
Den. Pop. = Hab./Km²  
 Nº de habitantes por unidade de superfície
Desempregado (em sentido lato)  Individuo com idade mínima de 15 anos que se encontra sem emprego e que se encontra disponível para trabalhar num trabalho remunerado ou não.
Desempregado (em sentido restrito)  Individuo com idade mínima de 15 anos que se encontra sem emprego, que se encontra disponível para trabalhar num trabalho remunerado ou não e que tenha realizado diligências para encontrar um emprego, nos últimos 30 dias.
Edifício  Construção independente, compreendendo um ou mais alojamentos, divisões ou outros espaços destinados à habitação de pessoas, independentemente da sua afetação principal ser para fins residenciais, agrícolas, comerciais, industriais, culturais u prestação de serviços.
Emigração (E)   Nº de indivíduos que sai de um país ou região num dado período de tempo ou  processo de saída de indivíduos de um país com objetivo de fixação temporária ou definitiva noutro país.
Emigrante - Indivíduo que sai de um país para o outro. No país de entrada é imigrante.
Emigração temporária  –   Fluxo de indivíduos que deixaram o seu país natal por um período igual ou inferior a um ano.
Envelhecimento pela base  –  Percentagem de jovens em relação à população total.
Envelhecimento pelo topo  –  Percentagem de idosos em relação à população total.
Esperança média de vida  –  Número de anos que, em média, uma pessoa  tem probabilidade de viver. Quanto maior for o desenvolvimento do país maiores serão as probabilidades de viver mais anos.
Estrutura etária -  Composição da população por idades e por sexo. É representada por uma pirâmide etária.
Família clássica  Conjunto de indivíduos que residem no mesmo alojamento e que têm relações de parentesco (de direito ou de facto) entre si, podendo ocupar a totalidade ou parte do alojamento. Considera-se também família clássica qualquer pessoa independente que ocupa uma parte ou a totalidade de uma unidade de alojamento.
Família institucional  Conjunto de indivíduos residentes num alojamento colectivo que, independentemente, da relação de parentesco entre si, observam uma disciplina comum, são beneficiárias dos objetivos de uma instituição e são governados por uma entidade interior ou exterior ao grupo.
Grupos etários Grupos de idades: grupo dos jovens até aos 14 anos; grupo dos adultos, dos 15 aos 64 anos e o grupo dos idosos com 65 e mais anos.
Imigração (I)  Nº de indivíduos que entra num país ou região num dado período de tempo ou processo de entrada de estrangeiros num determinado país com o objetivo de fixação temporária ou definitiva.
Imigrante - indivíduo que vem de um país para outro. No país de saída é emigrante.
Imigração permanente  –  Fluxo de indivíduos que deixaram o seu país natal por um período contínuo superior a um ano
 Índice de dependência   Nº de indivíduos com menos de 15 anos e nº de indivíduos com 65 ou mais anos existentes por cada 100 indivíduos entre os 15 e 64 anos de uma dada população.
 ID= (Pop<15 anos+ Pop≥65 anos)/ Pop 15-64 anos *100
Índice de dependência de idosos Nº de indivíduos com menos de 15 anos e nº de indivíduos com 65 ou mais anos existentes por cada 100 indivíduos entre os 15 e 64 anos de uma dada população ou relação entre a população idosa e a população em idade activa, definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas com 65 anos ou mais anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos.
 IDI=Pop≥65 anos)/ Pop 15-64 anos *100
Índice de dependência de jovens Relação entre a população jovem e a população em idade ativa, definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas entre os 0 e os 14 anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos.
Índice de dependência total Relação entre a população jovem e idosa (população dependente) e a população em idade activa (adulta), definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas entre os 0 e os 14 anos conjuntamente com as pessoas com 65 anos ou mais anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre s 15 e os 64 anos.
Índice de envelhecimento - Nº de indivíduos com 65 ou mais anos que existem por cada 100 indivíduos com menos de 15 anos numa dada população ou Relação entre o número de idosos e o número de jovens.
Nota: os índices de dependência podem também ser expressos em percentagem, isto é, por cada 100 habitantes.
Índice de renovação de gerações  é o número médio de filhos que cada mulher devia ter durante toda a sua vida para que as gerações pudessem ser substituídas . Aparentemente seria de 2, para que, morrendo os país, estes possam ser numericamente substituídos. Contudo, como à nascença há mais rapazes que raparigas (105 rapazes para 100 raparigas), o índice tem que ser de 2,1
Índice sintético de fecundidade– é o número médio de filhos que cada mulher tem durante a sua vida.
Local de residência habitual  Local onde o indivíduo reside com a respectiva família ou detém a maior parte dos seus haveres, independentemente de no momento censitário estar presente ou ausente.
Movimentos migratório deslocação da população de uma determinada área para outra, com objetivo de fixação temporária ou definitiva.
Mortalidade - Número de óbitos que ocorrem num determinado período de tempo, normalmente, um ano e numa determinada região.
Nado-vivo  Produto da fecundação que após a expulsão ou extração completa do corpo materno, independentemente da duração da gravidez, do corte do cordão umbilical e da retenção da placenta, respira ou manifesta sinais de vida, tais como pulsações do coração ou do cordão umbilical ou contrações efetivas de qualquer músculo sujeito à ação da vontade.
Natalidade - Número de nascimentos que ocorrem num determinado período de tempo, normalmente, um ano e numa determinada região.
Nível de instrução  Grau de ensino mais elevado atingido pelo indivíduo, completo ou incompleto.
NUTT Nomenclatura de unidades territoriais.
Óbito  –   Desaparecimento permanente de qualquer sinal de vida em qualquer momento, após o nascimento com vida.
Pirâmides etárias - gráficos de barras que representam a repartição da população por idades e sexos de uma determinada região ou país.
População ativa  Conjunto dos indivíduos que exercem uma profissão remunerada. Consideram-se também activos os indivíduos que estão a cumprir o serviço militar obrigatório e os desempregados.
População empregada População com 15 ou mais anos de idade que desempenha uma atividade económica. Consideram-se população empregada, a população a exercer uma profissão, a fazer formação profissional e que mantêm um vínculo com a entidade empregadora e os militares de carreira.
População inativa  Conjunto de indivíduos, qualquer que seja a sua idade que não são considerados economicamente ativos, isto é, não estão empregados nem desempregados. Consideram-se população inativa os indivíduos com menos de 15 anos, estudantes, domésticos e inválidos.
População presente  Indivíduos que no momento censitário, se encontravam numa unidade de alojamento, mesmo que aí não residam.
População residente  Indivíduos que, independentemente de no momento censitário, estarem presentes ou ausentes numa determinada unidade de alojamento, aí habitam a maior parte do ano ou detinham a totalidade ou a maior parte dos seus haveres.
Qualificação académica  Nível de instrução mais elevado que o indivíduo atingiu no momento censitário.
Racismo  –  é um modo de pensar que defende a superioridade de uma raça em relação a outra.
Recenseamento  – está, em regra geral, associado à contagem oficial e periódica dos indivíduos de um País, ou parte de um País. Ele abrange, no entanto, um leque mais vasto de situações. Assim, pode definir-se recenseamento do seguinte modo:
  • estudo científico de um universo de pessoas, instituições ou objetos físicos com o propósito de adquirir conhecimentos, observando todos os seus elementos, e fazer juízos quantitativos acerca de características importantes desse universo.
  • Para a maioria das pessoas a palavra recenseamento ou censo encontra-se associada à enumeração dos elementos da população de um País. Em Portugal, de dez em dez anos, realiza-se o Recenseamento Geral da População. 
Relação de masculinidade  Quociente entre os efetivos populacionais do sexo masculino e os do sexo feminino (habitualmente expresso por 100 mulheres).
Relação de substituição de gerações –  Relação entre o nº de indivíduos entre os 15 e os 39 anos e o nº de indivíduos entre os 40 e os 64 anos. Se RS <1 as gerações mais novas não têm capacidade de substituir as mais antigas.
RS= Pop 15-39 anos/Pop 40-64 anos
Saldo migratório  – Diferença entre as pessoas que entram e saem de um país. Pode ser positivo, negativo ou nulo.
 SM=I-E
O saldo migratório pode também ser calculado pela diferença entre o acréscimo populacional e o saldo natural.
Saldo natural  –  Diferença entre o número de nados-vivos e o número de óbitos, num dado período de tempo. Pode ser positivo, negativo ou nulo.
  CN= N-M
Sector de atividade económica  Cada um dos três grandes agregados da atividade económica: sector primário, sector secundário e sector terciário.
Situação na profissão  Relação de dependência ou independência de um indivíduo ativo, no exercício da profissão que poderá ser patrão, trabalhador por conta própria, trabalhador familiar não remunerado (que trabalhou pelo menos 15 horas por conta de um familiar sem remuneração regular previamente fixada), trabalhador por conta de outrem, membro ativo de cooperativa (indivíduo ativo, sócio de uma cooperativa de produtores de bens e serviços, e que nela exerça a sua profissão).
Taxa de atividade   Número  de ativos por cada cem habitantes . Esta taxa que permite definir o peso da população ativa sobre o total da população. 
Taxa de analfabetismo Taxa de define o peso que a população com 10 ou mais anos não sabe ler nem escrever sobre a população com 10 ou mais anos.
Taxa de crescimento efectivo  Crescimento real da população durante um ano por cem ou mil habitantes
Taxa de crescimento migratório  –  Saldo migratório durante um certo período de tempo, normalmente o ano, referido à população média desse período.
Taxa de crescimento natural  – Diferença entre a taxa de natalidade e taxa de mortalidade. Expressa-se em permilagem (‰).
Taxa de divórcio  número de divórcios por cada mil habitantes.
Taxa de desemprego  Percentagem de desempregados na população activa. Esta taxa permite definir o peso da população desempregada sobre o total da população ativa.
Taxa de emigração  número de indivíduos que deixaram o seu país natal por cada mil habitantes .
Taxa de fecundidade (Tf)   número total de nados-vivos por cada mil mulheres em idade fértil ( dos 15 aos 49 anos)
Taxa de fertilidade  –  Nº de mulheres em idade de procriar por cada 1000 mulheres de uma dada população.
Taxa de imigração  número de estrangeiros a residir num país por cada mil habitantes.
TxFer = M 15-49 anos/M* 1000
Taxa de mortalidade  –  Óbitos que ocorrem por cada mil habitantes, num determinado período de tempo, normalmente, um ano e numa determinada região. Expressa-se em permilagem (‰).
Taxa de mortalidade infantil ( Tmi)  é o número de óbitos de crianças com menos de um ano por mil nados-vivos, durante um ano. - Esta taxa expressa o número de óbitos de crianças com idade inferior a 1 ano por cada mil nados-vivos.
Taxa de natalidade - Número de nados-vivos ocorrido durante um certo período de tempo, normalmente o ano, referido à população média desse período (habitualmente número de nados-vivos por 1000 habitantes. Expressa-se em permilagem (‰).
Taxa de nupcialidade  é o número médio de casamentos por cada mil habitantes.
Taxa de variação da população - Crescimento percentual da população entre dois momentos (pode ser + ou -)
(Pop. 1 – Pop. 0)/Pop. 0* 100
Terciarização  – Supremacia do sector terciário em relação aos outros sectores de atividade económica preconizada pelo aparecimento de novos serviços, pelo desenvolvimento do comércio, turismo e lazer e pela expansão dos serviços financeiros e dos serviços de educação, saúde e apoio social.
Xenofobia  –  é o sentimento de antipatia pelas pessoas estrangeiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário