sexta-feira, 27 de julho de 2012

CONTEXTUALIZAÇÃO: MÓDULO 6:UNIDADE 2: A SOCIEDADE INDUSTRIAL E URBANA

CONTEXTUALIZAÇÃO
A Revolução Industrial e o capitalismo resultaram em transformações quantitativas e qualitativas no seio das populações. A explosão populacional foi a primeira dessas grandes alterações, tornada possível pelo declínio acentuado e irreversível da mortalidade. Um “mundo cheio” era o espetáculo da Humanidade no século XIX, que fez crescer aceleradamente as cidades (expansão urbana) e, na emigração, encontrou saída para os seus problemas.
Entretanto, as hierarquias tradicionais desmantelavam-se e a sociedade de ordens dava lugar à sociedade de classes. A burguesia empresarial e financeira consolidou a sua preeminência. Comportou-se como as elites aristocráticas, mas foi também capaz de se orgulhar do seu êxito derivado do trabalho. As classes médias proliferam na sequência do incremento do terciário e da expansão urbana.
O proletariado emergiu e combateu por um mundo melhor. A sua miséria assustou e perturbou as consciências burguesas. Do socialismo utópico e do marxismo saíram tentativas de resposta à sua precária condição. 

Sem comentários:

Enviar um comentário