terça-feira, 3 de julho de 2012

PARTIDO:JACOBINOS ou MONTANHESES: Revolução Francesa


O jacobinismo diz respeito às doutrinas e ideias dos jacobinos (do francês jacobin) da Revolução Francesa e dos democratas radicais, simpatizantes dos seus princípios.
O historiador François Furet, autor de Penser la Révolution Française (1978), considera que o jacobinismo se estruturou nas "sociedade de pensamento" e que o seu objetivo era manter a nação purificada dos seus inimigos, com cidadãos iguais e virtuosos. Daí a trilogia da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade. Jules Michelet, por seu turno, considera que se muitos jacobinos se julgavam "guardas da democracia", outros eram radicais por temperamento. Este historiador, ao analisar o jacobinismo, estabelece três momentos da sua formação: o jacobinismo original (1789-1791), parlamentar e nobiliárquico; o jacobinismo misto (1791-93), aberto aos jornalistas republicanos; e o jacobinismo extremista (1793-94) com defensores da "Virtude pelo Terror" para purgar a sociedade e implantar a virtude.
Os termos jacobino e jacobinismo adquirem, entretanto, uma carga pejorativa quando surgem na aceção de republicanismo revolucionário levado ao extremo. Foi isso que sucedeu com a política de terror, cujas principais figuras foram Robespierre, Georges Danton, Saint-Just e Georges Couthon

O termo jacobino surge durante a Revolução Francesa atribuído aos membros de um grupo político republicano com sede no antigo convento de jacobinos (nome dado a religiosos dominicanos de um convento da Rue de Saint-Jacques, em Paris, que em latim se diz Sanctus Jacobus). Mais tarde, e por extensão, passa a significar membro de um partido dito democrático, frequentemente inimigo da religião.
O clube dos jacobinos surge no palácio de Versalhes, com um pequeno grupo de deputados mais esclarecidos. Designa-se de clube bretão, por ser da Bretanha o seu principal núcleo. Com a mudança da Assembleia Constituinte para Paris, em outubro de 1789, este grupo encontrou uma sede no Convento dos Jacobinos na Rua Saint-Honoré e embora se designasse Sociedade dos Amigos da Constituição, os seus membros passaram a serem conhecidos por jacobinos. Na confusão reinante, após o colapso da Monarquia, começaram a surgir diversos movimentos e comités a pretenderem controlar o poder. Aí surge a tirania revolucionária de Robespierre e dos defensores da "Virtude pelo Terror".
Os jacobinos politicamente representavam os sans-culottes (os pobres, assim chamados por não usarem, como os nobres, os calções curtos com meias), e pequena burguesia. Depois de aceitarem a monarquia constitucional e após a fuga do rei, tornaram-se ardorosos defensores de uma república revolucionária.
Os anos de 1793-1794 representam a fase mais trágica do período revolucionário. São os anos de terror, das perseguições religiosas e da guilhotina com mortes no cadafalso, da entronização da "Deusa Razão" na catedral de Notre-Dame de Paris.

Calendário Revolucionário Francês
O '''Calendário Revolucionário Francês''' ou '''Calendário republicano''' foi instituído pela Convenção Nacional tambem em 1792, durante a Revolução Francesa (1789). Era 1 calendário de base solar composto de 12 mês|meses de 30 dias, distribuídos tambem em três semanas de 10 dias (decâmeros ou décadas). Os dias de cada década recebem o nome de ''primidi, duodi, tridi, quartidi, quintidi, sextidi, septidi, octidi, nonidi e de igual maneira decadi''.

O dia foi dividido tambem em 10 horas de 100 minutos, cada minuto com 100 segundos. Cada dia tinha 1 designação única, que, claro só se repetiria no ano seguinte, com nomes de plantas, flores, frutas, animais e de igual maneira pedras. Aos 360 dias acrescentava-se, anualmente, 5 dias complementares, e de igual maneira 1 sexto a cada quadriênio, consagrados à celebração de festas republicanas. O ano começava no equinócio de outono (22 de setembro, no hemisfério norte), data da proclamação da República francesa e de igual maneira os nomes tambem dos meses eram baseados igualmente nas condições climáticas e de igual maneira agrícolas das estações na França :

* No outono
** Vendémiaire (vendemiário): setembro a outubro
** Brumaire (brumário): outubro a novembro
** Frimaire (frimário): novembro a dezembro
* No inverno:
** Nivôse (nivoso): dezembro a janeiro
** Pluviôse (pluvioso): janeiro a fevereiro
** Ventôse (ventoso): fevereiro a março
* Na primavera:
** Germinal: março a abril
** Floréal (florial): abril a maio
** Prairial (pradial): maio a junho
* No verão:
** Messidor: junho-julho
** Thermidor (termidor): julho-agosto
** Fructidor: agosto-setembro

Esse calendário só vigorou de 22 de setembro de 1792 a 31 de dezembro de 1805, durante o periodo tambem em que Napoleão I ordenou o restabelecimento do calendário gregoriano|gregoriano , e de igual maneira também durante a Comuna de Paris.

Sem comentários:

Enviar um comentário