Unidade 3: Triunfo dos Estados e Dinâmicas Económicas nos séculos XVII
Unidade 4: Construção da Modernidade Europeia APRENDIZAGENS RELEVANTES:
§ Identificar princípios mercantilistas.
§ Reconhecer nas práticas mercantilistas modos de afirmação das economias nacionais.
§ Reconhecer os factores que possibilitaram a expansão económica e comercial das Províncias Unidas (Holanda) a partir do século XVII.
§ Distinguir mercantilismo inglês e francês.
§ Identificar áreas coloniais disputadas pelos estados atlânticos.
§ Relacionar as tensões internacionais com o proteccionismo económico.
§ Compreender condicionalismos da hegemonia britânica.
§ Relacionar a crise comercial de 1670-92 com a adopção demedidas mercantilistas.
§ Avaliar a dependência económica portuguesa face à Inglaterra.
§ Integrar a prosperidade comercial portuguesa de finais do século XVII.
§ Avaliar o contributo do método experimental para os avanços científicos dos séculos XVII e XVIII.
§ Explicar a expressão "revolução científica”.
§ Esclarecer as bases do pensamento iluminista.
§ Distinguir meios de difusão do pensamento iluminista.
§ Relacionar o Iluminismo com a desagregação do Antigo Regime e aconstrução da modernidade europeia.
§ Reconhecer no projecto pombalino a influência iluminista e as tentativas de modernização política e cultural de Portugal.
Unidade 4: Construção da Modernidade Europeia APRENDIZAGENS RELEVANTES:
§ Identificar princípios mercantilistas.
§ Reconhecer nas práticas mercantilistas modos de afirmação das economias nacionais.
§ Reconhecer os factores que possibilitaram a expansão económica e comercial das Províncias Unidas (Holanda) a partir do século XVII.
§ Distinguir mercantilismo inglês e francês.
§ Identificar áreas coloniais disputadas pelos estados atlânticos.
§ Relacionar as tensões internacionais com o proteccionismo económico.
§ Compreender condicionalismos da hegemonia britânica.
§ Relacionar a crise comercial de 1670-92 com a adopção demedidas mercantilistas.
§ Avaliar a dependência económica portuguesa face à Inglaterra.
§ Integrar a prosperidade comercial portuguesa de finais do século XVII.
§ Avaliar o contributo do método experimental para os avanços científicos dos séculos XVII e XVIII.
§ Explicar a expressão "revolução científica”.
§ Esclarecer as bases do pensamento iluminista.
§ Distinguir meios de difusão do pensamento iluminista.
§ Relacionar o Iluminismo com a desagregação do Antigo Regime e aconstrução da modernidade europeia.
§ Reconhecer no projecto pombalino a influência iluminista e as tentativas de modernização política e cultural de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário