domingo, 1 de dezembro de 2013

Boda de Luís XIV e Maria Teresa


Luís XIV de França e Filipe IV de Espanha e os séquitos, 1659- Lamousnier

Luís XIV sendo apresentado a Maria Teresa por Felipe IV na ilha dos Faisões.1660 Felipe IV, e toda a corte espanhola acompanharam a noiva até a Ilha dos Faisões, no Rio Bidasoa, onde Luís XIV e sua corte iriam conhecer Maria Teresa. Em 7 de Junho de 1660, Maria Teresa partiu da Espanha. A cerimonia de casamento se realizou em 9 de Junho de 1660, em Saint-Jean-de-Luz.

Você sabe qual a origem da peruca?
Alguns estudos demonstram que egípcios e assírios tinham por costume oferecer sua cabeleira aos deuses, prática esta que os deixava carecas. Quando tinham necessidades de sair na rua, cobriam a cabeça com tiras de pano, imitando o cabelo. A moda pegou entre os faraós e a cabeleira passou a ser usada como símbolo de autoridade.Na Europa, a peruca foi introduzida por volta do século XIV para esconder a calvície de alguns nobres. Luis III era calvo e adotou a peruca oficialmente na corte. Luis XIV incentivou a moda e espalhou-a pelos centros elegantes da Europa , tanto como adorno quanto como sinal de dignidade. Para a Inglaterra, a peruca foi levada por Carlos II, também calvo. Em pouco tempo toda a corte inglesa adotou a inovação do monarca. Em alguns países, a peruca branca ainda é usada nos tribunais, por membros e juízes.

O traje masculino sofreu menos modificações do que o feminino, mas perdeu um pouco de seu ar “pesado”. O casaco bordado à ouro ainda estava em voga nas cerimônias da corte, às vezes abotoado, às vezes aberto, com a o baldric (a faixa que carregava a espada) e seguido pela peruca (ainda não branca) que caía até as costas. Em particular, porém, o casaco era mais justo, menor, e as mangas mais apertadas. Ele estendia-se nas costas através do suporte de ossos de baleia e possuía uma fileira dupla de botões de seda ou metal cujo formato e tamanho variava com a mais recente moda. O coleto era curto na frente e deixava à mostra o babado de rendas ou a musselina bordada da camisa, além da gravata do mesmo material. As calças não se apresentavam mais como as amplas bermudas do século anterior, ou os cannons que terminavam em babados e dobras sobre as meias de seda branca, elas eram vestidas bem mais apertadas junto ao corpo. Os sapatos de couro ainda apresentavam salto, e aqueles pertencentes aos nobres, aos cavalheiros e cortesões possuíam suas solas pintadas em vermelho. As altas camadas da burguesia acompanhava o jeito de vestir-se da nobreza da melhor forma que podiam, não acontecendo o mesmo às camadas do povo em geral. Eles vestiam roupas com cortes simples, de materiais baratos e de cores escuras. As perucas eram pequenas, não encaracoladas e com pouco pó, sendo a cabeça sempre coberta por algum tipo de pano. Os sapatos, quando usados, eram lisos e com solas grossas e usavam meias grossas de lã preta ou cinza. As mulheres vestidos lisos de algodão ou lã em cores neutras, sem fitas, bordados ou laços – o único item da moda cortesã usado era o pannier, que foi universalmente difundido. Os contrastes de aparência entre os pobres e os ricos só não eram tão evidentes em Paris e outras grandes cidades, onde os pobres vestiam-se com as sobras dos ricos, que usavam mais do que um modelo de roupa por dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário