sábado, 28 de dezembro de 2013

OBJECTIVOS: ILUMINISMO E REVOLUÇÕES

A – A construção da modernidade europeia – a Filosofia das Luzes 1. Explicar a designação de «Iluminismo» dada ao pensamento europeu da segunda metade do século XVIII. 
 2. 3. Esclarecer os pontos-chave do pensamento iluminista. 
 4. 3. Mencionar os maiores pensadores iluministas. 
 5. Identificar as principais ideias políticas, sociais e morais do Iluminismo. 
 6. Distinguir os meios de difusão do pensamento iluminista. 
 7. 6. Relacionar o Despotismo Esclarecido com o Iluminismo. 
 8. Explicar como as ideias iluministas contribuíram para a desagregação do Antigo Regime. 
 9. 8. Aplicar o conceito de Iluminismo. 
 – A construção da modernidade europeia – o projecto pombalino de inspiração iluminista 
 10. Integrar as medidas do Marquês de Pombal na lógica do Despotismo Esclarecido/Iluminado. 
 11. 10. Integrar as medidas doMarquês de Pombal na filosofia racionalista do Iluminismo. 
1 2. Integrar as medidas doMarquês de Pombal nos ideais de educação e progresso do Iluminismo. 
– A Revolução Americana, uma revolução fundadora 
1 2. Compreender as razões que levaram as colónias inglesas da América a revoltarem-se contra a metrópole. 
 14. Descrever as principais etapas do processo revolucionário. 
 15. 14. Reconhecer na Revolução Americana a primeira aplicação prática dos ideais iluministas. 
 16. Esclarecer o significado da Revolução Americana. 
 17. 16. Aplicar os conceitos de Revolução Liberal e Constituição. – A Revolução Francesa, paradigma das revoluções liberais e burguesas 
 17. Reconhecer o anacronismo das estruturas sociais francesas nas vésperas da Revolução. 
 18. Analisar a crise económico-financeira e as tentativas políticas de reforma . 
19. Interpretar a transformação dos Estados Gerais em Assembleia Nacional Constituinte. 
 20. Relacionar a abolição dos direitos feudais com a destruição da sociedade de ordens do Antigo Regime. 
 21. Sublinhar o significado da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. 
 22. Caracterizar a monarquia constitucional. 
23. Explicar a passagem damonarquia à república.
 24. Relacionar a obra da Convenção com a força do movimento «sans-cullote» e o triunfo dos ideais jacobinos. 
 25. Explicar e descrever o «Terror». 
26. Justificar o fim da república jacobina. 
 27. Avaliar a acção do Directório. 
28. Explicar a ascensão de Napoleão Bonaparte. 
 29. Reconhecer a consolidação da revolução burguesa. 
 30. Aplicar os conceitos de Monarquia Constitucional, Soberania nacional e Constituição

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