domingo, 26 de agosto de 2012

ARTE: ROMANTISMO

A Liberdade Guiando o Povo
 (1830), Museu do Louvre - Paris.
Eugène Delacroix
No final do século XVIII e durante o século XIX, percorreu a Europa uma corrente estética com origem na Alemanha: o Romantismo.
Características:
 - culto do Eu: num tempo marcado por revoluções constantes, quer a nível político (revoluções liberais), quer a nível económico (revolução industrial), torna-se compreensível que uma das características mais importantes do Romantismo seja a recusa do racionalismo e da harmonia: o individuo centra-se nas suas sensações subjectivas, deixa que os sentimentos o dominem e procura paisagens dramáticas em consonância com o seu estado de espírito instável. O herói romântico experimenta, assim, uma insatisfação inexplicável- o “mal do século”;
- exaltação da liberdade – o Romantismo exprimiu, na arte, o desejo de liberdade social e política enquanto, na prática, se envolvia nas lutas políticas e sociais da época. Várias figuras do Romantismo, nacionais e estrangeiras, combateram, na arte e na vida, pela liberdade dos povos. O Romantismo tornou-se, assim, sustentáculo do Liberalismo, o que levava Vitor Hugo a afirmar: “ O romantismo […] é afinal de contas […] o Liberalismo na literatura.
- os românticos identificavam a Idade Média com a sua própria sensibilidade, encarando-a como um período apaixonante e de profundo dramatismo.
 - a preocupação romântica em defender as minorias étnicas da sujeição aos estados autoritários (defesa dos princípios das nacionalidades) e o apoio dos românticos aos movimentos de unificação nacional.
 - o Romantismo recuperou, da Idade Média, as tradições, a arte gótica.
- reação ao classicismo
 -busca do pitoresco e do exótico
 -culto das literaturas nacionais
-afirmação da ópera .
Literatura: Goethe,Walter Scott, Victor Hugo etc.
 Pintura: William Turner, Delacroix etc.
Música: Beethoven, Paganini, Chopin, Schubert, Puccini, Verdi, Wagner etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário