sexta-feira, 22 de junho de 2012

PROGRAMA: BIBLIOGRAFIA


BIBLIOGRAFIA

1. Ensino/Aprendizagem
1.1. Bibliografia Geral

ASSUNÇÃO, C. e REI, J. (1999). Educar Para Os Valores. Lisboa: Ministério da Educação/ Departamento do Ensino Secundário.
ESTRELA, A. e NÓVOA, A. (org.) (1993). Avaliações em Educação: Novas Perspectivas. Porto: Porto Editora.
HADJI, C. (1990). L'évaluation règles du jeu, des intentions aux outils. Paris: ESF.
Obra de reflexão sobre as funções da avaliação e o problema da construção dos seus referentes, no sentido de ser evitado o «desvio tecnicista» e o «desvio autoritário». Inclui diversos quadros, do autor e de outros, de síntese das posições apresentadas sobre a prática de uma avaliação que se pretende formadora. Termina com glossário esclarecedor.
ONTORIA, A., BALLESTEROS, A. e outros. (1994). Mapas Conceptuais, Uma técnica para aprender. Porto: ASA.
ZABALSA, M. (1990). Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Porto: ASA.
Integrando o contributo de diversos autores, apresenta os princípios básicos a que deve obedecer o desenvolvimento curricular e perspectiva as funções do professor e da escola como criadores de currículo.
Considerando currículo em sentido amplo, integra a problemática da selecção das estratégias e a da operacionalização da avaliação.

1.2. Bibliografia Específica da História

ALMEIDA, A. M. e outros. (1998). O Património Local e Regional, subsídios para um trabalho transdisciplinar. Lisboa: Ministério da Educação/ Departamento do Ensino Secundário.
BOURDÉ, G. e MARTIN, H. (1990). As Escolas Históricas. Lisboa: Europa-América.
CARRETERO, M. e VOSS, J. F. (1994). Cognitive and instructional processes in history and social sciences. Hillsdale: NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Conjunto de estudos sobre os processos de aprendizagem em Ciências Sociais e principalmente em História.
Apresenta reflexão sobre o problema da compreensão dos conceitos e dos textos históricos apoiada na análise de situações concretas. Cada estudo é acompanhado de bibliografia.
CITRON, S. (1990). Ensinar a História Hoje: a memória perdida e reencontrada. Lisboa: Livros Horizonte.
CONNERTON, P. (1993). Como as Sociedades Recordam. Oeiras: Celta Editora.
Chamada de atenção para a importância do estudo de cerimónias comemorativas e de rituais transmitidos através dos tempos, para o conhecimento do passado; necessidade de abordagens transdisciplinares nesse processo.
EGAN, K. (1994). O Uso da Narrativa como Técnica de Ensino. Lisboa: Dom Quixote.
FÉLIX, N. e ROLDÃO, M. C. (1997). Dimensões Formativas de Disciplinas do Ensino Básico: História. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
FERRO, M. (1996) . Les Médias et l´Histoire. Paris: CFPJ Editions.
FURET, F. (s/d). A Oficina da História. Lisboa: Gradiva.
GARCÍA BLANCO, Á. (1994). Didáctica del Museo: el descubrimento de los objectos. Madrid: Ed. de la Torre.
MANIQUE, A. e PROENÇA, M. C. (1994). Didáctica da História: Património e História Local. Lisboa: Texto Editora.
MATTOSO, J. (1988). A Escrita da História, Teoria e Métodos. Lisboa: Presença.. (1999). A Função Social da História no Mundo de Hoje. Lisboa: APH. .(2000). «A História Hoje: que História ensinar?», in Noésis, 54 (Abril/Junho). Lisboa: Ministério da Educação/Instituto de Inovação Educacional
MENDES, J. M. A. (1987). A História como Ciência. Fontes, Metodologia e Teorização. Coimbra: Coimbra Editores.
MONIOT, H. (1993). Didactique de l’Histoire. Paris: Nathan.
POMIAN, K. ( 1999). Sur l´Histoire. Paris: Folio.
ROLDÃO, M. C. (1998).Gostar de História: Um Desafio Pedagógico. (5ª ed.). Lisboa: Texto Editora.
SOUSA, A. et al. (1993). Novos Estratégias Novos Recursos no Ensino da História. Lisboa: ASA.
TORGAL, L. R. (1989). História e Ideologia. Coimbra: Minerva.
VEYNE, P. (1983). Como se escreve a História. Lisboa: Edições 70.

2. Conteúdos disciplinares

2.1. Atlas
(1992). Atlas das Descobertas - Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa: Editorial Enciclopédia.
(1991). Atlas da História Mundial - Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa: Editorial Enciclopédia.
DUBY, G. (dir.) (1999). Atlas historique. Paris: Larousse.
KINDER, H. e HILGEMAN, w. (dir.). (1968). Atlas Historique. Paris: Librairie Stock.
LADURIE, E. (1981). Le grand atlas de l’histoire universelle, Paris, Armand-Colin.
MULLER, W e VOGEL, G. (1978). Atlas d´architecture mondiale des origines à Byzance. Paris: Librairie Stock..33
SERRYN, B. (1980) . Nouvel Atlas Bordas Historique et Géographique. Paris: Bordas.
VIDAL-NAQUET, P. (1992). Atlas Histórico: da Pré História aos nossos dias. Lisboa: Intercultura.

2.2. Cronologias

RODRIGUES, A. S. (coord.) (1996). História de Portugal em Datas. Coimbra: Temas e Debates. ., (coord.) (1996). História Comparada. Portugal, a Europa e o Mundo: uma visão cronológica. Lisboa:Círculo de Leitores.
Parte da cronologia da História de Portugal (da pré-história ao século XX) e estabelece relação com os movimentos europeus e universais contemplando o económico, o social, o político, o cultural, o científico e o religioso. Cada capítulo é antecedido de uma síntese interpretativa e todo texto é profusamente ilustrado.

2.3. Dicionários e Enciclopédias

AZEVEDO, C. M. (2000-2001). Dicionário de História Religiosa de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores.
COELHO, J.P. (1984). Dicionário de Literatura Portuguesa. Porto: Figueirinhas.
LUCIE-SMITH, E. (1990). Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Círculo de Leitores.
(1995).Encyclopédie de l’art. Milão: Garzanti.
Dicionário de pequeno formato, com milhares de artigos e de reproduções de obras de arte , da Pré-história aos nossos dias. Integra artigos de síntese sobre movimentos artísticos e suas relações com períodos e instituições históricos, notas biográficas e críticas sobre artistas e, no final, cronologia geral e léxico de termos técnicos.
MOURRE, M. (1998). Dicionário de História Universal. Porto: ASA.
SERRÃO J. (dir.) (1963-1971). Dicionário da História de Portugal. Lisboa: Iniciativas Editoriais. e continuação
BARRETO, A. e MÓNICA, M. F, (dir.) (1999-2000). Suplemento. Porto: Figueirinhas.
Obra de referência da historiografia portuguesa, recentemente completada com uma actualização sob o ponto de vista cronológico, abarcando o período de 1926 a 1974.

2.4. – Obras de Carácter Geral

ARIÈS, P. e DUBY, G. (dir). (1989-91). História da Vida Privada. 5 vols. Lisboa: Círculo de Leitores.
AZEVEDO, C. M. (2000-2001). História Religiosa de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores.
BETHENCOURT, F. e CHAUDHURI, K. (dir.) (1998). História da Expansão Portuguesa. 5 vols. Lisboa: Círculo de Leitores.
Visão dinâmica, no tempo e no espaço, da expansão portuguesa, desde os seus antecedentes medievais até ao termo do processo quase 600 anos depois. Procura compreender os "diferentes processos de expansão no tempo longo, de maneira a se destacarem motivações, estratégias de implantação, modelos de conquista, jogos de interesses, conflitos com outros poderes e formas de interacção com outros povos".
. (1994) .História das Inquisições – Portugal, Espanha e Itália. Lisboa: Círculo de Leitores.
Estudo comparado das Inquisições portuguesa, espanhola e italiana, desde a fundação da Inquisição espanhola em 1478, até à sua abolição. O espaço abrangido compreende as Penínsulas Itálica e Ibérica e os territórios ultramarinos dos impérios hispânicos sob a jurisdição do tribunal inquisitorial. Procura-se traçar o processo global de estabelecimento, desenvolvimento, dominação, declínio e abolição dos tribunais, salientando os traços comuns e os divergentes.
CHÂTELET, F. (dir.) (1983). História das Ideias Políticas. Rio de Janeiro: Zahar Editora.
CIPOLLA, C. (dir.) (1972).The Fontana Economic History of Europe. London: Collins-Fontana.
DANGEN, P. et H., F. (dir.) (1995 -1998). Histoire de l’art, 5 vols. Paris: Flammarion.
DELUMEAU, J. (dir.) (1999). As Grandes Religiões do Mundo. Lisboa: Presença.
DUBY, G. e PERROT, M. (dir.) (1993/1994). História das Mulheres no Ocidente. 5 vols. Porto: Edições Afrontamento.
GROUT, D. e PALISCA, C. (1997). História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva.
JANSON, H. W.(1989). Historia da Arte. Lisboa: Fundação C. Gulbenkian.
Obra de síntese, da Pré-História aos nossos dias. Análises estéticas das obras mais representativas da arte ocidental.
LÉON, P. (dir.). (1981-1984). História Económica e Social do Mundo. 6 vols, 12 tomos. Lisboa: João Sá da Costa.
MACEDO, J. (1977). História Diplomática Portuguesa, Constantes e Linhas de Força. Estudos de Geopolítica. Lisboa:Instituto de Defesa Nacional.
História interpretativa das relações internacionais de Portugal encaradas numa perspectiva geopolítica.
Identificação das constantes e linhas de força da diplomacia nacional a partir do estudo das conjunturas políticas decisivas para o país, entre o século XII e o Congresso de Viena.
MATA, E. e VALÉRIO, N. (1994). História Económica de Portugal, uma perspectiva global. Lisboa: Presença.
Breve história de Portugal com incidência particular em aspectos da área económica e da época contemporânea. Recua à pré-história para um breve sumário da evolução económica do futuro território continental português e avança até ao último decénio do século XX. Apresenta um apêndice estatístico com dados demográficos e económicos.
MATTOSO, J. (dir.) (1992/1994). História de Portugal. 9 vols. Lisboa: Círculo de Leitores.
MEDINA, J. (dir.) (1996). História de Portugal. Amadora: Clube Internacional do Livro.
NÉRY, R. V. e CASTRO, P. F. (1991). História da Música. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda.
Volume da Colecção Sínteses da Cultura Portuguesa publicado por ocasião da Exposição da Europália.
NUNES, A. B. e VALÉRIO, N. (1997). História Económica Mundial Contemporânea. Lisboa: Editorial Presença..34
Manual universitário que, entre outras finalidades, pretende constituir-se como base de estudo para quem tem formação noutras áreas científicas e necessita tomar contacto com a economia mundial contemporânea.
Organiza-se num quadro geográfico de âmbito universal caracterizando as diversas sociedades contemporâneas nos seus diferentes níveis de desenvolvimento. O período cronológico que abarca estende-se de meados do século XVIII a finais do século XX.
OLIVEIRA, C. (dir) (1996). História dos Municípios e do Poder Local (dos princípios da Idade Média à União Europeia). 2 vols. Lisboa: Temas e Debates.
PEREIRA, P. (1995) (dir). História da Arte Portuguesa. 3 vols. Lisboa: Círculo de Leitores.
Efectua uma síntese dos mais recentes estudos e inclui linhas de problematização relativamente às «condicionantes» e aos «impulsos» que «se foram gerando na construção dos diversos movimento de produção e criação artística» em Portugal. O âmbito cronológico estende-se desde a pré-história até ao fim do século XX.
REIS, A. (dir) (1990). Portugal Contemporâneo. 6 vols. Lisboa: Ed. Alfa.
-- (dir. ed. port. ) (1995). História do Século XX. 7 vols. Lisboa: Alfa.
Obra de divulgação cobrindo todo o século XX. Cada volume, profusamente ilustrado, inclui secções autónomas com dados de arquivo e pequenos dossiers sobre temas específicos, relevantes nos diversos sub-períodos. Todos os volumes finalizam com um dicionário biográfico e, na versão portuguesa, com um capítulo sobre a história de Portugal, referentes aos anos em estudo.
RODRIGUES, M. F. e MENDES, J.M. ª (1999). História da Indústria Portuguesa - Da Idade Média aos Nossos Dias.Mem Martins: Publicações Europa-América.
Estudo destinado a um público diversificado e produto da colaboração entre a academia e o mundo empresarial. Fixa e caracteriza com clareza as fases do processo de desenvolvimento das actividades artesanais e industriais em Portugal, desde o período medieval até final do século XX. Inclui bibliografia extensa e seleccionada.
SARAIVA, J.H. (dir.) (1983). História de Portugal. 6 vols. Lisboa: Publicações Alfa.
SCHULZE, H. (1999). Estado e Nação na História da Europa. Lisboa: Ed. Presença.
SERRÃO, J. e MARQUES, A. H. O. (dir.). Nova História de Portugal. Lisboa: Presença (em publicação).
., Nova História da Expansão Portuguesa, Lisboa: Presença, (em publicação).
SERRÃO, J. V. (1980). História de Portugal. Lisboa: Editorial Verbo.
SPROCCATI, S. (dir.) (1999). Guia de História da Arte. Lisboa: Presença.
Pequeno volume abrangendo os principais movimentos artísticos da Europa ocidental e os seus «protagonistas», do século XIV aos nossos dias; inclui reproduções de obras significativas, com notas de análise. Cada capítulo termina com tabela cronológica que contextualiza os movimentos e as obras. No final inclui referências aos principais museus.
VILLAR, P. (1980). Ouro e Moeda na História. Lisboa: Europa/América.

2.5. Obras Específicas dos módulos


11º ANO
Módulo 4
Álvarez, F. B. (2000). Portugal no Tempo dos Filipes, Política, Cultura, Representações (1580-1668). Lisboa: Edições
Cosmos.
Obra de história política, reconstitui grupos e facções de corte, bem como "modelos e horizontes mentais,
evidenciando as categorias profundas que explicam decisões e comportamentos”.
Bebiano, R. (1987). D. João V, Poder e Espectáculo. Aveiro: Estante.
Uma abordagem diferente da história política. As práticas da ostentação do poder e as suas encenações.
Bérenger, J. et al. (1996). História Geral da Europa. Do Começo do Século XIV ao Fim do Século XVIII. (vol. 2). Mem
Martins: Publicações Europa-América.
Braudel, F. A. (1985). Dinâmica do Capitalismo. Lisboa: Teorema
Braudel, F. A. (1993). O Tempo do Mundo. Lisboa: Teorema.
Cipolla, C. (1984). História Económica da Europa Pré-Industrial. Lisboa: Edições 70.
Chaunu, P. (1985). A Civilização da Europa Clássica. (2 vols.). Lisboa: Editorial Estampa.
Chaunu, P. (1995). A Civilização da Europa das Luzes. (2 vols.). Lisboa: Editorial Estampa.
Deyon, P. (1983). O Mercantilismo. Lisboa: Gradiva.
Elias, N. A. (1986). A Sociedade de Corte. Lisboa: Editorial Estampa.
França, J. A. (1977). Lisboa Pombalina e o Iluminismo. Lisboa: Livraria Bertrand.
Godinho, V. M. (1968). Ensaios II. Sobre História de Portugal. Lisboa: Livraria Sá da Costa.
Godinho, V. M. (1971). A Estrutura da Antiga Sociedade Portuguesa. Lisboa: Arcádia.
Godinho, V. M. (1990). Mito e Mercadoria. Utopia e Práticas de Navegar: séculos XIII-XVIII. Lisboa: Difel.
Hanson, C. (1986). Economia e sociedade no Portugal Barroco. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Hazard, P. (1989). O pensamento Europeu no século XVIII (de Montesquieu a Lessing). Lisboa: Editorial Presença.
Síntese da construção do pensamento europeu, do "processo do cristianismo" à "cidade dos homens".
Hespanha, A. M. (1982). História das Instituições. Épocas medieval e moderna. Coimbra: Livraria Almedina.
Macedo, J. B. (1982). Problemas de História da Indústria Portuguesa no Século XVIII. Lisboa: Gradiva.
Macedo, J. B. (1982). A Situação Económica no Tempo de Pombal. Lisboa: Gradiva.
Mauro, F. (1995). A Expansão Europeia. Lisboa: Editorial Estampa.
Meneses, A. F. (coord.) (2001). Portugal da Paz da Restauração ao Ouro do Brasil. In Marques, A. H. O. & Serrão, J.
(dir.). Nova História de Portugal. (vol.V). Lisboa: Editorial Presença.
Abrange o período que decorre de cerca de 1670/80 a 1750 e analisa as estruturas de afirmação do poder
absoluto, a importância do império colonial e o seu peso nas relações internacionais, a cultura e o quotidiano.
Pereira, J. F. (1994). A Arquitectura e Escultura de Mafra. Retórica da Perfeição. Lisboa: Presença.
Pimentel, A. F. (1992). Arquitectura e poder. O real edifício de Mafra. Coimbra: Instituto de História de Arte/FLUC.
Estudo do Palácio-convento de Mafra e do seu significado no contexto do Estado joanino. Apêndice com
documentação relevante.
Rudé, G. (1988). A Europa no século XVIII, a aristocracia e o desafio burguês. Lisboa: Gradiva.
O autor analisa o confronto burguesia/aristocracia na Europa do século XVIII e tenta responder à questão
"porque houve uma revolução em França?". Integra as guerras entre Estados na expansão Europeia.
Santos, M. H. C. (coord.) (1984). Pombal Revisitado. (vol. I e II). Lisboa: Editorial Estampa.
Wallerstein, I. (1990). O Sistema Mundial Moderno. (2 vols.). Porto: Afrontamento.
O autor identifica os grandes marcos divisórios da história do mundo moderno e os motores deste processo
de mudança estrutural. Defende que o sistema mundial moderno tomou a forma de uma economia-mundo
capitalista sensivelmente entre 1450-1640 apenas limitada à Europa, lança as condições iniciais do sistema
e, entre 1640-1815, estende-se a todo o mundo, enquanto progressivamente se consolida.
Villari, R. (1995). O Homem Barroco. Lisboa: Editorial Presença.
Conjunto de ensaios que procuram retratar o período seiscentista através do esboço de uma série de tipos
humanos que, nas suas actividades e vivências, reflectem a sociedade e contribuem para a sua
transformação: o estadista, o soldado, o pregador, o missionário, a religiosa, a bruxa, o cientista, o artista e o
burguês.
Vovelle, M. (dir.) (1997). O Homem do Iluminismo. Lisboa: Editorial Presença.
Conjunto de ensaios que procuram retratar a época através de tipos humanos: o nobre, o soldado, o homem
de negócios, o homem de letras, o homem de ciência, o artista, o explorador, o funcionário, o sacerdote e a
mulher.
Módulo 5
Almeida, P. T. (1991). Eleições e Caciquismo. No Portugal Oitocentista (1868-1890). Lisboa: Difel.
Estudo dos mecanismos e processos eleitorais do constitucionalismo monárquico português orientado numa
perspectiva comparativa com outros sistemas políticos europeus oitocentistas.
Bonifácio, M. F. (1999). Apologia da História Política, Estudos sobre o século XIX Português. Lisboa: Quetzal.
Canaveira, M. F. C. (1988). Liberais Moderados e Constitucionalismo Moderado (1814-1852). Lisboa: INIC.
Costa, F. M. et al. (org.) (1989). Do Antigo Regime ao Liberalismo, 1750/1850. (Actas de Colóquio). Lisboa: Vega.
França, J. A. (1974). O Romantismo em Portugal. (6 vols.). Lisboa: Livros Horizonte.
Hobsbawm, E. J. (1982). A Era das Revoluções. Lisboa. Editorial Presença.
Manique, A. P. (1988). Portugal e as Potências Europeias (1807 1847). Lisboa: Livros Horizonte.
Marques, V. S. (1991). Direitos do Homem e Revolução. Lisboa: Edições Colibri.
Pequenos textos pondo em destaque a ideia da “íntima aliança entre a exigência de liberdade, presente na
formulação dos direitos do homem, e a reivindicação de justiça, contida nos movimentos revolucionários que
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deram à luz o contorno político do mundo contemporâneo”. Anexa um glossário da revolução francesa e os
principais documentos sobre direitos humanos produzidos nos séculos XVII e XVIII.
Pereira, M. H. et al. (coord.) (1982). O Liberalismo na Península Ibérica na Primeira Metade do Século XIX. (Actas de
Colóquio).Lisboa: Livraria Sá da Costa.
Rudé, G. (1988). A Europa Revolucionária. Lisboa: Editorial Presença.
Vovelle, M. (1987). A Mentalidade Revolucionária. Sociedade e Mentalidades na Revolução Francesa. Lisboa:
Salamanca.
Módulo 6
Heffer, J. & Serman, W. (1998). O Século XIX, 1815-1914. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Obra didáctica de nível universitário organizada de forma a cobrir todos os domínios da história: população,
vida económica, cultural, social e política e as relações internacionais.
Hobsbawm, E. J. (1988). A Era do Capital. Lisboa: Editorial Presença.
Hobsbawm, E. J. (1988). A Era do Império. Lisboa: Editorial Presença.
Kemp, T. (1987). A Revolução Industrial na Europa do Século XIX. Lisboa: Edições 70.
Marques, A. H. O. (coord.) (1991). Da Monarquia para a República. In Marques, A. H. O. & Serrão, J. (dir.). Nova
História de Portugal. Lisboa: Editorial Presença.
Obra centrada nas três primeiras décadas do século XX, com os necessários recuos de enquadramento aos
últimos anos do século anterior. Privilegia o estudo das estruturas de tipo económico, social, cultural e
político e valoriza os aspectos descritivos e informativos sem descurar, contudo, a sucessão dos
acontecimentos e a perspectiva interpretativa da História.
Mayer, A. J. (1990). A Força da Tradição. A Persistência do Antigo Regime (1848-1914). S. Paulo: Ed. Schwarcz.
Revisão polémica da historiografia sobre a sociedade europeia pós-revolução industrial e pós-revoluções
liberais.
Pedreira, J. et al. (coord.) (1992). História Social das Elites, in Análise Social, nº 112/113. Lisboa: ICS.
Pereira, M. H. (1994). Das Revoluções Liberais ao Estado Novo. Lisboa: Editorial Presença.
Conjunto de estudos, genericamente centrados no século XIX português, abrangendo aspectos muito
diversificados, que vão da história económica e financeira à história política e social, à problemática
historiográfica ou à articulação entre política arquivística e pesquisa histórica.
Reis, J. (1980). O século XIX em Portugal. Lisboa: Editorial Presença.
Reis, J. & Lains, P. (coord.) (1991). Portugal Económico do Vintismo ao Século XX, in Análise Social, nº 112/113.
Lisboa: ICS.
Vargues, I. N. (1997). A aprendizagem da cidadania em Portugal (1820-23). Coimbra: Minerva.
A cultura política vintista entendida como uma aprendizagem e como uma lição da consciência da cidadania,
do exercício dos direitos cívicos e políticos, das novas práticas constitucionais e parlamentares.

OUTROS RECURSOS

1. Endereços da Internet de carácter geral

1.1. Enciclopédias

Artyclopedia – Enciclopédia virtual da arte, consulta pelo nome dos artistas, nacionalidade ou movimento artístico – http://www.artyclopedia.com
Enciclopédia Encarta: http://www.encarta.msn.com.
Infoplease – 57 mil artigos da última edição da Columbia Encyclopedia e dicionário com 125 mil entradas: http://www.infoplease.com
Gallica 2000 - (Biblioteca Nacional Francesa): http://gallica.bnf.fr
The Spartacus Internet Encyclopedia –Organizada pelos seguintes temas: Os EUA 1840-1960, Mundo Medieval, História Britânica 1700-1900, I Guerra Mundial, Guerra Civil Americana, Escravatura 1750-1870, Comboios 1780-1900, Indústria Têxtil, Trabalho Infantil 1750-1900, Movimentos de Trabalhadores, Religião e Sociedade; fornece biografias, cronologias, imagens da época e uma lista de sites sobre História e Educação – www.spartacus.schoolnet.co.uk/USAimmigration.htm

1.2. Museus e Instituições Culturais

Art History – Site dedicado à Arte, não só europeia como dos outros continentes, desde a Pré-história até à actualidade, apresenta temas e autores inseridos nas correntes artísticas e formas de expressão, cronologia, biografias e endereços de museus e galerias organizados por países – http://witcombe.sbc.edu/ARTHLinks.html
British Museum, Londres: http://www.thebritish-museum.ac.uk/
European Schoolnet - Projecto financiado pela Comissão Europeia, organizado em vários departamentos (Arte, Cultura, História…) que sugerem actividades sobre temas relevantes da História Europeia e fornecem materiais específicos para auxiliar a pesquisa dos alunos e a preparação das aulas dos professores: www.en.eun.org/menu/vs/vs-set.html
Internet Modern History Sourcebook – Projecto do Departamento de História da Fordham University de Nova York que visa permitir fácil acesso a fontes primárias e outros materiais pedagógicos sobre a História das Europa e do Mundo, organizando-os em três grandes áreas: Antiguidade, Idade Média, Mundo Contemporâneo: www.fordham.edu/halall/m,od/modsbook.html
Metropolitan Museum of Art, Nova York: http://www.metmuseum.org
Musée de l’Homme, Paris: http://www.mnhn.fr/mnhn/mdn/
Museé d’Orsay, Paris: http://museeorsay.fr
Musée du Louvre, Paris: http://www.culture.fr/louvre
Musei Vaticani, Roma: Galerias e Capela Sistina: http://www.christusrex.org/www1/vaticano/0-Musei.htm1
Museo del Prado, Madrid: http://museoprado.mcu.es
Museu da Cidade, Lisboa: http://portugal.hpv.pt/lisboa/mcd
Museu da Marinha, Lisboa: http://www.museumarinha.pt
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa: http://www.eunet.pt/IPM/AANTIGA/aantiga.htm
Museu Nacional Machado de Castro: http://www.uc.pt/MachCastro/top.htm
Museu Nacional do Azulejo: http://www.eunet.pt/IPM/AZULEJO/azulejo.htm
Museu Nacional dos Coches: http://www.eunet.pt/IPM/COCHES/coches.htm
Museu Virtual da Imprensa - da responsabilidade do Museu Nacional da Imprensa/Jornais e Artes Gráficas, mostra alguns exemplares do património recolhido, sugere itinerários de visitas e divulga a história do sector :http://www.imultimedia.pt/museuvirtpress
Museum of Modern Art, Nova York: http://www.moma.org
National Gallery, Londres: http://www.nationalgallery.org.uk
4000 years of women in science – Informação sobre o contributo das mulheres para o avanço da ciência desde a antiguidade até ao século XX: http://www.astr.ua.edu/4000ws/4000ws.htm
Rijksmuseum, Amesterdão – A arte dos Países-Baixos de 1260 a 1900: www.rijksmuseum.nl
RIMUS – Rede Interactiva de Museus (Museu Nacional da Imprensa, Porto): www.imultimédia.pt
Science Museum, London: http://www.sciencemuseum.org.UK
Seis Séculos de Pintura Portuguesa: http://www.uc.pt/6spp
Tate Modern Gallery, Londres – Obras de arte do século XX organizadas por temas:http://www.tate.org.uk/modern/default.htm
Victorian Web (The) – Divulga materiais pedagógicos preparados na Brown University referentes a todo o século XIX
e organizados em grandes temas: História política, História social, Filosofia, Religião, Ciência, Tecnologia e Artes Visuais: http://landow.stg.brown.edu/victorian/victorian/victor.html
Uffizzi, Florença – A partir do índice, organizado por salas e por autores, é possível visualizar as obras dos principais pintores do Renascimento: http://www.arca.net/uffizzi/index1.htm

2. CD-ROM de carácter geral

All About Science, Queue Inc., 1991. CD-ROM. PC/MAC.
Art Gallery - The Collection of the Nacional Gallery, London, Microsoft, 1993. CD-ROM. PC.
Art History Ilustrated, Queu Inc., 1995. CD-ROM. PC/MAC.
A passion for art/Une passion pour l'art, Corbis, 1996. CD-ROM. PC.
De Bocage a Antero, Percursos do Romantismo Português, Porto Editora
Dicionário de Arte Universal Moderna e Contemporânea, Texto Editora,1998.CD-ROM.PC:
Enciclopédia Encarta 98, Microsoft, 1998,CD-ROM. PC
Enciclopédia Universal, Texto Editora, CD-ROM. PC.Enciclopédia Universal Multimédia, Texto Editora, 1997. CD-ROM.PC
Exploration and Colonization, Queue Inc, 1993. CD-ROM. PC/MAC.
História do Mundo, Kindersley/Globo,1997.CD-ROM.PC.
The Story of Civilization, World Library, Inc, 1996. CD-ROM. PC.
Larousse Multimédia Encyclopédique, Larousse,1998, CD-ROM. PC/MAC.
Le Grand Louvre, EMME Interactive, 1996. 2 CD-ROM. PC/MAC.
Le Louvre - Le palais et ses peintures, Montparnasse Multimedia/Réunion des Musées Nationaux, 1994. CD-ROM.

PC/MAC.

Lisboa, Philips Interactive Media, 1993. CD-I
Masterpieces of Painting, EMME, 1996. 2 CD-ROM. PC.
Musée d’Orsay, 1848-1914: promenade interative au coeur de L’art du XIXE siècle, Paris, Réunion des Musées Nationaux/Montparnasse Multimedia, 1997.
The Vatican: The Painting Gallery, EMME Interactive/Musei Vaticani, 1996. CD-ROM. PC/MA.38

3. Endereços da Internet, CD-ROM e Videocassetes específicos dos módulos


11º ANO
Módulo 4
Absolutismo – em Inglaterra, Espanha e França, fontes primárias e imagens:
http://www.fordhan.edu/halsall/mod/modsbook05.htm/#Absolutism
Amesterdão no século XVII:
http://www.bmz.amsterdam.nl/adam/uk/intro/intro.html
Chateau de Versailles – fundamental para o conhecimento da corte régia e da imagem do poder absoluto:
http://www.chateauversailles.fr/
DGEMN – estudo dos projectos arquitectónicos do tempo de Marquês de Pombal - Lisboa, Vila Real de Sto António,
Universidade de Coimbra:
http://www.monumentos.pt/ajuda.html
European Enlightenment (The) – a arte, a literatura e os filósofos iluministas do século XVIII europeu:
http://www.wsu.edu/%7Edee/ENLIGHT/ENLIGHT.HTM
76
Fundação Voltaire:
http://www.france.diplomatie.fr/
História da Cidade de Lisboa:
http://cncdp.pt/bicos/index.html
História da Companhia das Índias Orientais Holandesa:
http://www.vct.ac.az/depts/age/resunact/voc.htm
História da Companhia das Índias Orientais Inglesa:
http://www.theeastindiacompany.com/history2.html
Musique classique et ses compositeurs, de l’ époque baroque au début du 20e (La) – biografias de compositores,
ilustrações, cronologia, excertos musicais e análise de obras dos períodos barroco e clássico:
http://richynet.multimania.com/
CD-ROM
Peintres Flamands et Holandais, ODA Éditions, France. CD-Rom.
Triunfo do Barroco (O), Philips Interactive Media/lnstituto Português de Museus, 1995. CD-I.
Versailles 1685 (Jogo educativo), Cryo, 1997. CD-Rom. PC/MAC.
Vídeos
Arquitectura e Urbanismo, ITE - Universidade Aberta,1987.
Arte no Período Joanino (A) – Arquitectura, Pintura e Escultura em Portugal de 1706 a 1750, IPPAR/SEC,1994.
Barroco (O), Universidade Aberta.
Do Pombalino ao Clássico, Universidade Aberta.
Portugal Setecentista - Homens, Obras, Mentalidades, ITE - Universidade Aberta,1987.
Vida Quotidiana no Século XVIII (A), ITE - Universidade Aberta,1987.
Módulo 5
African-American Mosaic (The) – exposição sobre a história e a cultura africanas na América. Abrange áreas de
colonização, abolição da escravatura, migrações, entrevistas a ex-escravos, ilustra o guia das publicações e
colecções da Biblioteca do Congresso dos EUA:
http://lcweb.loc.gov/exhibits/african/
American Independence:
http://www.fordhan.edu/halsall/mod/modsbook12.html
D. João VI e o seu tempo:
http://www.cncdp.pt/djoaovi/
French Revolution:
http://www.fordhan.edu/halsall/mod/modsbook13.html
Industrial Revolution:
http://www.fordhan.edu/halsall/mod/modsbook14.html#the%20Industrial%20Revolution
Musique classique et ses compositeurs, de l’ époque baroque au début du 20e (La):
http://richynet.multimania.com/
Notes et Archives 1789-1794 – La révolution française – recursos sobre a revolução francesa, colecção de
discursos, imagens, biografias, artigos de jornais da época, debates revolucionários, cronologias:
http://royet.org/nea1789-1794/hml/home/opening.htm
Slavery – recursos variados sobre a escravatura e a sua abolição: fontes primárias (documentos escritos e imagens),
artigos de imprensa especializada, livros; remete para relatos de memórias e histórias de vida de escravos:
http://www.geocities.com/Athens/Forum/9061/afro/slave.html
CD-ROM
De Bocage a Antero. Percursos do Romantismo Português, Porto Editora.
77
Módulo 6
Art to the people – pintura, cartazes e caricaturas:
http://www.iisg.nl/exhibitions/art/index.html
Centro de Estudos do Pensamento Político Português – biografia e bibliografia das principais personalidades
políticas portuguesas, de 1820 até à actualidade, e de pensadores políticos portugueses e estrangeiros;
cronologias e quadros sobre regimes políticos portugueses desde 1820, partidos e movimentos, revoltas,
eleições, governos:
http://www.iscsp.utl.pt/cepp/
Centro de Investigação da Política e da História Contemporânea Portuguesa – dedica-se à divulgação da História
Contemporânea portuguesa desde 1910 aos nossos dias e apresenta cronologias, biografias, documentos,
música da época, cartazes e fotografias. Interessa particularmente a secção referente à 1ª República (1910-
1926):
http://dundee.ac.uk/politics/cphrc/
História da Ciência – biografias de cientistas - Darwin, Pasteur, Mendel:
http://www.infoscience.fr/index.php3
História do Movimento Operário Francês de 1789 a 1939:
http://www.maitrou.org/initiat/Expo/
Karl Marx and Frederik Engels Internet Archive – textos de Marx, Engels e socialistas sobre a teoria marxista;
colecção de fotografias:
http://www.marxists.org/archive/marx/
Victorian Web (The):
http://65.107.211.206/victorian/victov.html
CD-ROM
Musée d’Orsay, 1848-1914: promenade interactive au coeur de l’art du XXe siècle, Paris Réunion des Musées
Nationaux/Montparnasse Multimédia, 1997.


4. Organismos Internacionais

UNESCO Portugal: www.cidadevirtual.pt/unesco.portugal

5. Organismos nacionais

CNCDP- Comissão para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. http://www.cncdp.pt/
DGEMN – Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais: www.monumentos.pt
IPM – Instituto Português de Museus: www.ipmuseus.pt
IPPAR – Instituto Português do Património Arquitectónico: www.ippar.pt
IPA – Instituto Português de Arqueologia: www.ipa.min-cultura.pt
IPCC - Instituto Português de Cartografia e Cadastro: www.ipcc.pt

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