quarta-feira, 27 de junho de 2012

CINE HISTÓRIA: A ÁRVORE DOS TAMANCOS

A ÁRVORE DOS TAMANCOS
Título original: L'albero degli zoccoli
Realizador: Ermano Olmi
Actores: Françasca Villa, Battista Trevaini, Carmelo Silva, Giuseppina Sangaletti, Franco Pilenga, Lucia Pezzoli, Lorenzo Pedroni, Lina Ricci, Emilio Pedroni, Luigi Ornaghi, Guglielmo Padoni, Françasca Moriggi, Brunella Migliaccio, Laura Locatelli, Lorenza Frigeni.
Origem: Itália / França
Ano: 1978
Duração: 170 minutos

A vida dos camponeses pobres numa quinta italiana nos finais do século XIX. Um filme magnífico, cujos intérpretes são na sua maioria os próprios camponeses da região onde o filme foi feito. Numa quinta vivem várias famílias de camponeses, trabalhando a terra que não lhes pertence, vivendo miseravelmente da parte das colheitas que lhes cabe. Uma das famílias tem um filho que revela inclinação para os estudos, e, em vez de o porem a trabalhar a seu lado com é costume fazer às crianças, a família decide enviá-lo para a escola, apesar do sacrifício que isso representa para todos. Todos os dias, o rapaz tem de percorrer vários quilómetros para chegar à escola, e um dia, no regresso a casa, estragam-se-lhe os sapatos. A família não tem dinheiro para comprar outros; o que se poderá fazer.
A iluminação suave, aparentemente quase toda de fontes naturais, e o discretismo da música de Bach na banda sonora dão-nos a sensação de estarnos a assistir a uma realidade quase sem sombra de intermediários.
L'albero degli zoccoli (1978) di Ermanno Olmi

Sem comentários:

Enviar um comentário