sexta-feira, 22 de junho de 2012

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO

3. Desenvolvimento do programa
 3.1. Estrutura dos módulos Cada módulo abre com um conjunto de informações, designado como orientação geral, em que são clarificados:
 - o âmbito cronológico do módulo;
- as vertentes mais significativas a explorar, no tratamento dos conteúdos, e o grau de relevância atribuído aos mesmos, estabelecendo-se, por isso, aqueles que devem ser considerados de aprofundamento;
- o número de aulas aconselhado, especificando-se o número das que devem ser reservadas para os conteúdos de aprofundamento;
- as aprendizagens previstas no ensino básico, consideradas como suporte.
Da necessidade de recuperar aprendizagens do ensino básico decorre a exigência de que o professor conheça o programa da disciplina deste nível de ensino e o enunciado de competências que lhe está adstrito.
Após a indicação da orientação geral, apresentam-se, em cada módulo, quadros que estabelecem:
- a rubricação dos conteúdos, destacando os de aprofundamento;
- os conceitos/noções específicos, assinalando-se (com asterisco) aqueles que devem ser entendidos como estruturantes;
- um conjunto de sugestões metodológicas e de recursos, tendo em vista a organização das situações de aprendizagem.
Os conceitos específicos são indicados, em cada módulo, no primeiro momento em que o seu conhecimento se torna indispensável; alguns foram já objecto de abordagem no ensino básico e serão objecto de trabalho continuado, ao longo dos anos de aprendizagem que à disciplina respeitam.
Quanto aos conteúdos, são considerados de aprofundamento:
- os que se centram em aspectos definidores da temática essencial do módulo;
- os que se referem a especificidades do processo histórico português;
- os que se revestem de uma dimensão problematizadora.
Os restantes conteúdos respeitam:
- a enquadramentos gerais, destinados a identificarem os tempos e os espaços em que se processam as transformações que serão objecto de estudo;.17
- a articulações com outros momentos/fases da história europeia ou mundial;
- a áreas que foram já objecto de tratamento no ensino básico e que são convocadas neste nível como base dos aprofundamentos a efectuar.
Aos conteúdos de aprofundamento deverá corresponder um maior número de aulas e a opção por estratégias que suscitem um maior envolvimento dos alunos.
Relativamente às situações de aprendizagem, elas apontam em duas direcções:
- a indispensabilidade do recurso à análise de fontes, de quadros cronológicos, de mapas e à elaboração orientada de glossários;
- a possibilidade de organização de actividades diversificadas, nomeadamente em equipa, tendo em atenção, sobretudo, a existência de aulas de 90 m.
Em todas elas, mas sobretudo no caso destas últimas, apenas se trata de sugestões, com carácter meramente indicativo. Ou seja, nem se revestem de obrigatoriedade nem se destinam à realização exaustiva. E porque ao professor compete também um importante papel na construção do currículo, cada professor, nos contextos da escola e das turmas em que desenvolve o trabalho, decidirá quais as estratégias e os recursos mais adequados, desde que constituam conjuntos coerentes, organizados em actividades práticas.
O módulo fecha com a indicação das aprendizagens para as quais concorre o trabalho desenvolvido. Têm um carácter deliberadamente amplo, em consonância com as três vertentes dos objectivos da disciplina, as quais devem ser permanentemente mobilizadas. No conjunto das aprendizagens assinalam-se (com duplo asterisco)aquelas que, em conformidade com a orientação estabelecida devem ser entendidas como estruturantes.
Quanto aos conceitos operatórios e aos conceitos metodológicos de âmbito geral, em virtude da sua transversalidade, não foram inseridos nos módulos. Obviamente, não se destinam a ser objecto de teorização - são encarados como subjacentes ao desenvolvimento do conjunto dos conteúdos, razão pela qual se apresentam em quadro global, antecedendo a apresentação dos módulos. Na verdade, só no médio / longo prazo, no decurso do ciclo de estudos que o ensino secundário constitui, se espera que a apropriação destes conceitos se efectue. O seu enunciado é apresentado, sobretudo, no sentido de constituir um referencial permanente da acção do professor.
3.2.Conceitos operatórios e conceitos metodológicos

3. 3. Conteúdos/ Conceitos/ Aprendizagens específicas dos módulos

Sem comentários:

Enviar um comentário