Módulo
5 – O LIBERALISMO – IDEOLOGIA E REVOLUÇÃO, MODELOS E PRÁTICAS NOS SÉCULOS XVIII
E XIX
Competências
a desenvolver:
1)
Tratamento de informação/utilização de fontes
- Pesquisar, de forma autónoma mas planificada, em meios diversificados, informação relevante para assuntos em estudo, organizando-a segundo critérios de pertinência;
- Analisar fontes de natureza diversa, distinguindo informação, implícita e explícita, assim como os respectivos limites para o conhecimento do passado;
- Analisar textos historiográficos, identificando a opinião do autor e tomando-os como uma interpretação susceptível de revisão, em função dos avanços historiográficos;
2)
Conhecimento Histórico
- Identificar a multiplicidade de fatores e a relevância da Acão de indivíduos ou grupos, relativamente a fenómenos históricos circunscritos no tempo e no espaço;
- Situar cronológica e espacialmente acontecimentos e processos relevantes, relacionando-os com os contextos em que ocorreram;
- Mobilizar conhecimentos de realidades históricas estudadas para fundamentar opiniões, relativas a problemas nacionais e do mundo contemporâneo, e para intervir de modo responsável no seu meio envolvente;
- Relacionar a História de Portugal com a história europeia e mundial, distinguindo articulações dinâmicas e analogias/especificidades, quer de natureza temática quer de âmbito cronológico, regional ou local;
- Situar e caracterizar aspetos relevantes da História de Portugal, europeia e mundial;
3)
Comunicação em história
- Utilizar as tecnologias de informação e comunicação, manifestando sentido crítico na seleção adequada de contributos;
- Elaborar e comunicar, com correção linguística e de forma criativa, sínteses de assuntos estudados.
4) Valores
- Assumir responsabilidades em atividades individuais e de grupo.
- Disponibilizar-se para ampliação e aprofundamento da sua formação.
- Manifestar abertura à dimensão intercultural das sociedades contemporâneas.
- 33 BLOCOS 5 AVALIAÇÃO
Nota:
Os conceitos e as aprendizagens assinaladas com * são considerados “estruturantes”
Conceitos
operatórios e Conceitos metodológicos:
São
conceitos transversais que não se destinam a ser objeto de teorização e deverão
ser encarados como subjacentes ao desenvolvimento dos conteúdos. A sua
apropriação
será feita no decorrer do ciclo de estudos. Neste módulo são abordados os:
-
Conceitos operatórios: Tempo curto; tempo cíclico; Regional; Civilizacional;
Evento; Conjuntura; Sincronia; Periodização; Político; Económico; Social;
Cultural; Institucional; Mentalidades; Rutura; Revolução.
-
Conceitos metodológicos: Fontes escritas; Fontes monumentais; Fontes da
civilização material; Dado histórico; Síntese histórica; Método comparativo;
Método indutivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário