segunda-feira, 25 de junho de 2012

PLANIFICAÇÃO: MÓDULO 5: O LIBERALISMO- IDEOLOGIA E REVOLUÇÃO, MODELOS E PRÁTICAS NOS SÉCULOS XVIII E XIX

Módulo 5 – O LIBERALISMO – IDEOLOGIA E REVOLUÇÃO, MODELOS E PRÁTICAS NOS SÉCULOS XVIII E XIX

Competências a desenvolver:

1) Tratamento de informação/utilização de fontes
  •      Pesquisar, de forma autónoma mas planificada, em meios diversificados, informação relevante para assuntos em estudo, organizando-a segundo critérios de pertinência;
  •     Analisar fontes de natureza diversa, distinguindo informação, implícita e explícita, assim como os respectivos limites para o conhecimento do passado;
  •      Analisar textos historiográficos, identificando a opinião do autor e tomando-os como uma interpretação susceptível de revisão, em função dos avanços historiográficos;

2) Conhecimento Histórico
  •       Identificar a multiplicidade de fatores e a relevância da Acão de indivíduos ou grupos, relativamente a fenómenos históricos circunscritos no tempo e no espaço;
  •      Situar cronológica e espacialmente acontecimentos e processos relevantes, relacionando-os com os contextos em que ocorreram;
  •     Mobilizar conhecimentos de realidades históricas estudadas para fundamentar opiniões, relativas a problemas nacionais e do mundo contemporâneo, e para intervir de modo responsável no seu meio envolvente;
  •     Relacionar a História de Portugal com a história europeia e mundial, distinguindo articulações dinâmicas e analogias/especificidades, quer de natureza temática quer de âmbito cronológico, regional ou local;
  •     Situar e caracterizar aspetos relevantes da História de Portugal, europeia e mundial;

3) Comunicação em história
  •     Utilizar as tecnologias de informação e comunicação, manifestando sentido crítico na seleção adequada de contributos;
  •      Elaborar e comunicar, com correção linguística e de forma criativa, sínteses de assuntos estudados.

4) Valores
  •  Assumir responsabilidades em atividades individuais e de grupo.
  • Disponibilizar-se para ampliação e aprofundamento da sua formação.
  • Manifestar abertura à dimensão intercultural das sociedades contemporâneas.
  • 33 BLOCOS 5 AVALIAÇÃO

Nota: Os conceitos e as aprendizagens assinaladas com * são considerados “estruturantes”
Conceitos operatórios e Conceitos metodológicos:
São conceitos transversais que não se destinam a ser objeto de teorização e deverão ser encarados como subjacentes ao desenvolvimento dos conteúdos. A sua
apropriação será feita no decorrer do ciclo de estudos. Neste módulo são abordados os:
- Conceitos operatórios: Tempo curto; tempo cíclico; Regional; Civilizacional; Evento; Conjuntura; Sincronia; Periodização; Político; Económico; Social; Cultural; Institucional; Mentalidades; Rutura; Revolução.
- Conceitos metodológicos: Fontes escritas; Fontes monumentais; Fontes da civilização material; Dado histórico; Síntese histórica; Método comparativo; Método indutivo.

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