Foi o clérigo Bossuet que teorizou uma Monarquia absoluta , que conjuga o poder real em quatro características:
* É Sagrado (Provém de Deus)* É Paternal (Deve satisfazer as necessidades do povo)
* É Absoluto (Respeito pelas leis e pela justiça)
* Está submetido á razão (Boa escolha do rei para assegurar o bom funcionamento do governo)
Absolutismo: Sistema político e administrativo que permaneceu na Europa na época do Antigo Regime.
Nicolau Maquiavel Escreveu "o príncipe" e tentou criar um método de conquista e manutenção do poder político. . Fundador do pensamento e da ciência política moderna. * Defende a "razão do estado" acima de tudo ; * Os fins justificam os meios ;
Hugo Grotius Direito da Paz e da Guerra. Defende o governo e o poder ilimitado do estado , onde não se estabeleceria o caus e a turbulência. Alertou para as muitas vezes em que os governantes usam a desculpa da violência para centralizar o poder.
Thomas Hobbes Fundou uma filosofia política sobre a construção da sociedade que conseguisse explicar o absoluto poder dos soberanos, mas as suas teses não foram aceites por todos. Princípios políticos: * Poder do estado acima de tudo ; * Estado serve para livrar a humanidade do caos e anarquia ; * " O homem é o lobo do homem "
Jean Bodin Criou " A República" Defende a "soberania não partilhada" ou seja , esta não poderia sofrer restrições pois emana nas leis de Deus. Para Bodin o poder dado ao soberano é o reflexo do poder divino , aos quais os súbitos lhe devem obediência.
Bossuet É conhecido como o teórico do Absolutismo e escreveu o livro " Política da Sagrada Escritura ". Neste livro , desenvolve a doutrina do direito divino onde qualquer governo formado legalmente expressa a vontade de Deus. O soberano deve governar como um pai sem se deixar afetar pelo poder.
Sem comentários:
Enviar um comentário