quarta-feira, 27 de junho de 2012

CINE HISTÓRIA: O PATRIOTA

O Patriota (no original: The Patriot) é um filme de 2000 e é alemão e estadunidense dos géneros ação e drama dirigido por Roland Emmerich.
Benjamin Martin é um herói do violento conflito entre Estados Unidos da América e Os Indios das fronteiras. Viúvo e com sete filhos, desde o término da guerra ele renunciou a luta e resolveu viver em paz numa fazenda com sua família. Em 1775 se inicia a guerra que pode dar à independência política aos Estados Unidos da América e ele é chamado para combater, porém se recusa.
Entretanto, quando o exército britânico invade sua fazenda e mata um de seus filhos, Martin muda de atitude e se apresenta para combate em busca da vingança pela sua morte. No decorrer dos combates a guerra se torna mais do que uma vingança para ele, torna-se um dever patriótico.
Guerra da Independência dos Estados Unidos da América
O filme se desenrola no período dessa guerra iniciada pelas treze colônias estadunidenses insatisfeitas com as imposições econômicas da metrópole inglesa. Tal insatisfação partia da burguesia colonial que se via pressionada após a Guerra dos Sete Anos. Dessa forma, era verossímil que um fazendeiro como Benjamim Martin se recusasse, a princípio, a participar de uma guerra que não lhe atingia diretamente. Assim como nessa questão, o filme é repleto de detalhes históricos envoltos por uma história fictícia, feita para dar corpo a fatos importantes da história estadunidense. Ao fim dessa guerra vitoriosa, os Estados Unidos se tornaram a primeira nação das Américas a ser independente política e economicamente [2] e a terem uma constituição própria.
The Patriot trailer

Sem comentários:

Enviar um comentário