segunda-feira, 25 de junho de 2012

PLANIFICAÇÃO: MÓDULO 4 – A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII - SOCIEDADE, PODER E DINÂMCAS COLONIAIS


Módulo 4 – A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII - SOCIEDADE, PODER E DINÂMCAS COLONIAIS
Competências a desenvolver:
1) Tratamento de informação/utilização de fontes
·        Analisar fontes de natureza diversa, distinguindo informação, implícita e explícita, assim como os respectivos limites para o conhecimento do passado;
·        Analisar textos historiográficos, identificando a opinião do autor e tomando-os como uma interpretação susceptível de revisão, em função dos avanços historiográficos;
2) Conhecimento Histórico
·        Situar cronológica e espacialmente acontecimentos e processos relevantes, relacionando- os com os contextos em que ocorreram;
·        Identificar a multiplicidade de factores e a relevância da acção de indivíduos ou grupos, relativamente a fenómenos históricos circunscritos no tempo e no espaço;
·        Mobilizar conhecimentos de realidades históricas estudadas para fundamentar opiniões, relativas a problemas nacionais e do mundo contemporâneo, e para intervir de modo responsável no seu meio envolvente;
·        Relacionar a História de Portugal com a história europeia e mundial, distinguindo articulações dinâmicas e analogias/especificidades, quer de natureza temática quer de âmbito cronológico, regional ou local;
·        Situar e caracterizar aspectos relevantes da História de Portugal, europeia e mundial;
3) Comunicação em história
·        Elaborar e comunicar, com correcção linguística e de forma criativa, sínteses de assuntos estudados:
4) Valores
·        Assumir responsabilidades em atividades individuais e de grupo;
·        Disponibilizar-se para ampliação e aprofundamento da sua formação;
·        Manifestar abertura à dimensão intercultural das sociedades contemporâneas.
·        29 BLOCOS 5 AVALIAÇÃO

Nota: Os conceitos e as aprendizagens assinaladas com * são considerados “estruturantes”
Conceitos operatórios e Conceitos metodológicos:
São conceitos transversais que não se destinam a ser objecto de teorização e deverão ser encarados como subjacentes ao desenvolvimento dos conteúdos. A sua apropriação será feita no decorrer do ciclo de estudos. Neste módulo são abordados os:
- Conceitos operatórios: longa duração / Nacional,Civilizacional e Mundial /Conjuntura / Estrutura / Periodização / Político / Social / Económico /Institucional / Mentalidades .
- Conceitos metodológicos: Documento / Fontes escritas/Dado Histórico/ Tendência / Método quantitativo / Método comparativo.

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