segunda-feira, 27 de maio de 2013

O QUE DEFENDIAM OS ''14 PONTOS'' DE WILSON

A Conferência de Paris e os 14 Pontos do Presidente Woodrow Wilson (EUA)
 O presidente Wilson apresentou à opinião pública internacional os 14 Pontos, propondo uma paz na qual não houvesse vencidos nem vencedores. Também idealizou a Sociedade das Nações ou Liga das Nações, com sede em Genebra, na Suíça, com a finalidade de manter a paz mundial.
 Mais tarde, os EUA saíram da Liga das Nações, pois o Senado norte-americano não quis ratificar o Tratado de Versalhes.
1.Prática de uma diplomacia transparente e fim dos tratados secretos, para evitar coligações como as que conduziram à mundialização da I Guerra.
2.Liberdade de navegação (princípio livre-cambista).
3.Liberdade de comércio (princípio livre-cambista).
4.Redução de armamentos, a fim de diminuir as condições para a eclosão de novo conflito. 5.Reajustamento das colónias, tendo em conta os interesses dos povos autóctones (princípio das nacionalidades).
6-9. Evacuação da Rússia e da França (com resolução do problema da Alsácia-Lorena, retirada pela Alemanha) e rectificação das fronteiras italianas (princípio das nacionalidades).
10. Independência das nações do ex-império Austro-Húngaro (princípio das nacionalidades).
11. Solução do problema balcânico (Roménia, Montenegro e Sérvia, sendo que à última deveria ser cedido o livre acesso ao mar – princípio livre-cambista).
12. Soberania e segurança para as regiões turcas do Império Otomano e livre passagem no estreito de Dardanelos (princípio livre-cambista).
13. Independência da Polónia (princípio das nacionalidades) e seu livre acesso ao mar (princípio livre-cambista).
14. Criação da Sociedade das Nações.

Sem comentários:

Enviar um comentário