sábado, 25 de maio de 2013

A entrada dos EUA - Primeira Guerra Mundial- Saída da Rússia


Desde o início da guerra, os Estados Unidos mantiveram-se neutros.
A entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial foi motivada pela promessa de apoio aos países europeus que compravam mercadorias das indústrias norte-americanas (a neutralidade ficou difícil) e os ataques dos submarinos alemães à marinha mercante dos EUA. Novas armas bélicas foram utilizadas no conflito, além do uso de tanques e aviões de caça para bombardeios, sem contar a chegada de um grande contingente de soldados norte-americanos (aproximadamente 1,2 milhão de soldados). Os norte-americanos decidiram entrar na guerra, usando como pretexto a afundamento de dois navios que transportavam alimentos para a Inglaterra.
Em abril de 1917, forças mili­tares norte-americanas foram despejadas na Europa. O equilí­brio estava rompido. As potên­cias centrais não puderam resis­tir ao sangue novo e, uma a uma, foram se rendendo.Reforçou o bloco dos Aliados e garantiu a vitória da Entente sobre os impérios centrais.  Em 1918, terminava a guerra.
Outro fato importante dessa fase foi a saída da Rússia, em razão da Revolução Socialista Russa ocorrida em 1917, onde os bolcheviques estabeleceram-se no poder, foi assinado um acordo com a Alemanha para oficializar sua retirada do grande conflito. Este acordo chamou-se Tratado de Brest-Litovsk, que impôs duras condições para a Rússia.

Sem comentários:

Enviar um comentário