quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Módulo 5 – O LIBERALISMO – IDEOLOGIA E REVOLUÇÃO, MODELOS E PRÁTICAS NOS SÉCULOS XVIII E XIX

Módulo 5 – O LIBERALISMO – IDEOLOGIA E REVOLUÇÃO, MODELOS E PRÁTICAS NOS SÉCULOS XVIII E XIX
 Orientação geral: O módulo 5 centra-se no processo de afirmação do liberalismo, entre os séculos XVIII e XIX, devendo ser desenvolvido de acordo com a seguinte orientação:
- evidenciar os processos de transformação revolucionária das sociedades de Antigo Regime e a construção de uma nova ordem política e social na viragem do sec. XVIII para o sec. XIX;
- relevar, das revoluções liberais, a aquisição de conceitos e de instrumentos definidores da vida política contemporânea;
- integrar o processo de implantação do liberalismo em Portugal nas sucessivas vagas revolucionárias da primeira metade do século XIX, destacando a sua especificidade;
 - sensibilizar para a relevância da livre expressão individual e para a valorização da identidade nacional inerentes ao romantismo.
Tempo previsto: 26 aulas, sendo de aprofundamento os pontos 4. e 5.1., para os quais serão reservadas 16 aulas.
 Conhecimentos do Ensino Básico considerados como suporte: O triunfo das revoluções liberais.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na sequência da actividade desenvolvida, relevam-se as seguintes aprendizagens:
- **identificar revolução como momento de ruptura e de mudança irreversível de estruturas;
- **compreender o fenómeno revolucionário liberal como afirmação da igualdade de direitos e da supremacia do princípio da soberania nacional sobre o da legitimidade dinástica;
- **analisar a interacção dos factores que convergiram no processo revolucionário português;
- **relacionar a desarticulação do sistema colonial luso-brasileiro e a questão financeira com a dinâmica de transformação do regime em Portugal;
- **distinguir na persistência das estruturas arcaicas da sociedade portuguesa um factor de resistência à implantação do liberalismo; - reconhecer que a ideologia liberal, resultante de uma longa maturação, se consolida no período de estabilização posterior ao processo revolucionário;
 - identificar as alterações da mentalidade e dos comportamentos que acompanharam as revoluções liberais; - **valorizar a consciencialização da universalidade dos direitos humanos, a exigência de participação cívica dos cidadãos e a legitimidade dos anseios de liberdade dos indivíduos e dos povos.

 *Conceitos/**Aprendizagens estruturantes

1 comentário:

  1. - **identificar revolução como momento de ruptura e de mudança irreversível de estruturas;
    pode-me responder urgentemente a esta pergunta para o teste pff?

    ResponderEliminar