quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Módulo 6 - A CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL – ECONOMIA E SOCIEDADE; NACIONALISMOS E CHOQUES IMPERIALISTAS

Módulo 6 - A CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL – ECONOMIA E SOCIEDADE; NACIONALISMOS E CHOQUES IMPERIALISTAS
 Orientação Geral:
O módulo 6, estende-se num horizonte temporal de meados do século XIX à Primeira Grande Guerra, devendo ser desenvolvido de acordo com a seguinte orientação:
- evidenciar, no processo de expansão do capitalismo industrial, o efeito potenciador da mundialização da economia e da desigualdade de desenvolvimento entre os países;
 - salientar as contradições da sociedade industrial e burguesa, geradoras do aparecimento e desenvolvimento das propostas socialistas;
 - sensibilizar para as duas tendências associadas ao desenvolvimento da ideia nacional: a valorização do Estado-nação e o desenvolvimento de tendências imperialistas;
- destacar a importância das transformações da civilização industrial na alteração das condições de produção cultural;
 - evidenciar as consonâncias e os desfasamentos entre a realidade portuguesa e o contexto internacional.
Tempo previsto: 34 aulas, sendo de aprofundamento os pontos 1.3., 2.2., 4. e 5., para os quais serão reservadas cerca de 22 aulas.
Aprendizagens do Ensino Básico consideradas como suporte: A revolução agrícola e o arranque da revolução industrial.
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Na sequência da actividade desenvolvida, relevam-se as seguintes aprendizagens:
- relacionar a dinâmica do crescimento industrial com o carácter cumulativo dos progressos técnicos e a exigência de novas formas de organização do trabalho;
- **relacionar os desfasamentos cronológicos da industrialização com as relações de domínio ou de dependência estabelecidas a nível mundial; - reconhecer as características das crises do capitalismo liberal;
 - **relacionar o papel da burguesia, como nova classe dirigente, com a expansão da indústria, do comércio e da banca;
- **identificar as oportunidades oferecidas pelo capitalismo oitocentista à formação de uma nova classe média;
 - **reconhecer, nas formas que o movimento operário assumiu, a resposta à questão social do capitalismo industrial;
 - filiar a afirmação do movimento das nacionalidades no ideário das revoluções liberais;
- relacionar as rivalidades e a partilha coloniais com a vontade de domínio político e com a necessidade de mercados de bens e de capitais por parte dos Estados;
 - **integrar o processo de industrialização portuguesa no contexto geral, identificando os factores que a limitaram;
 - **compreender as condições em que ocorreu o esgotamento do liberalismo monárquico e o fortalecimento do projecto republicano de transformação social e política;
- **caracterizar o movimento de renovação no pensamento e nas artes de finais de século;
- valorizar a afirmação dos regimes demoliberais, não obstante a permanência de formas de discriminação.

 *Conceitos/**Aprendizagens estruturantes

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