sábado, 20 de abril de 2013

NOVAS ARMAS:Monstros de aço: os tanques na Primeira Guerra Mundial

Os tanques foram utilizados pela primeira vez durante a Primeira Guerra Mundial, numa tentativa de ultrapassar o impasse das trincheiras na frente ocidental. O primeiro protótipo foi o tanque britânico Mark I, testado em 1915 e utilizado na batalha do Somme, no ano seguinte. Ao contrário dos ingleses e dos franceses, os alemães produziram poucos tanques. O único modelo germânico a entrar em acção foi o A7V, tendo sido produzidos apenas 21 exemplares, no final da guerra. Apesar de apresentar algumas vantagens táticas, os problemas mecânicos e a fraca mobilidade limitaram o seu papel no conflito. É significativo que o primeiro confronto entre tanques ocorreu apenas em 1918, na segunda Batalha de Villiers-Bretonneux, entre 3 Mark IV (britânicos) e 3 A7V (alemães).



  • Durante a 1ª Guerra Mundial foram utilizados pela primeira vez novos tipos de transportes e de armas. Quanto aos transportes, foram utilizados os tanques, os submarinos, os aviões e automóveis para o transporte dos soldados. Quanto às armas, foram utilizadas as metralhadoras, os canhões, gases asfixiantes (os quais podiam ser evitados através das máscaras de gás) e alguns novos explosivos e o lança-chamas .
  • Também foram utilizados alguns novos aparelhos úteis, tais como o telégrafo e o telefone, os quais serviam para a comunicação dos soldados.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário