DOSSIÊ DO FILME: SHOULDER ARMS
(O
objectivo é fornecer informações sobre o filme e um exemplo de ficha de leitura.
Podes
fotocopiar, a ficha de Leitura de um filme do blogue do professor de História )
SINOPSE
Shoulder Arms (Charlot nas trincheiras pt: / Ombro,
armas ou Carlitos nas trincheiras /br:) é um filme mudo de curta metragem
Americana de 1918, escrito, produzido,
dirigido
e protagonizado por Charles
Chaplin.
É o segundo filme de Chaplin para a First
National Pictures.
O
filme passa-se nas trincheiras da 1ª Guerra Mundial, em França. Chaplin faz de
um recruta que se torna herói (por sorte captura mais de 30 alemães).
É
um soldado trapalhão que passa muitas dificuldades, a começar pela roupa
bastante carregada com: armamento, ralador de comida, saca-rolhas, máquina de
barbear, utensílios domésticos e outras coisas.
Depois
de alguns dias, é o único soldado que não recebe cartas de parentes. É atacado
pela solidão e procura consolo nas cartas dos colegas!
É
convocado para uma perigosa missão que se localiza nas linhas inimigas.Com a
ajuda de uma bela garota francesa, consegue prender o Kaiser. De regresso à
América, é homenageado com uma grande parada em Nova York.
Isso seria bom, se tudo não passasse de um
sonho!
FICHA TÉCNICA
|
ELENCO
|
Título Original: Shoulder Arms Gênero: Comédia Tempo de Duração: 44 minutos Direção: Charles Chaplin Roteiro: Charles Chaplin Produção: Charles Chaplin Fotografia: Roland Totheroh Desenho de Produção: Charles D. Hall Ano de Lançamento: 1918 Gênero: Comédia Diretor: Charles Chaplin Roteiro: Charles Chaplin País de Origem: USA Link IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0009611/ |
|
CURIOSIDADES |
|
|
FICHA DE LEITURA DO FILME: SHOULDER ARMS
FICHA
TÉCNICA:
Título original: :
Shoulder Arms
Realizador: Charles
Chaplin
Data de realização: 1918
Duração: 44 minutos
Principais actores: Charles
Chaplin, Edna Purviance
e Syd Chaplin
Género:
Comédia
EXPLORAÇÃO DO FILME:
1.a Actividade
• Visionar a
totalidade do filme
2.a Actividade
•
Preencher a Ficha de Leitura do filme
3.a Actividade
•
Promover um debate suscitado pelo
conteúdo do filme. (Ex: as condições de vida dos soldados nas
trincheiras, A defesa da paz e da guerra - uma realidade do passado ou do
presente? Será ou não legítimo a
utilização de armas químicas no passado e no presente?).
Sem comentários:
Enviar um comentário